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Título

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING E O CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM EMPRESA COM GESTÃO FAMILIAR

Orientador

Christiano França da Cunha

Autor

FERNANDA ZUIN SECCO

Palavra chave

Planejamento Estratégico de Marketing, Gestão Familiar, Ciclo de Vida...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

1439

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar quais etapas do planejamento estratégico de marketing são utilizadas em uma empresa com gestão familiar, considerando o seu ciclo de vida organizacional. Trata-se de um estudo exploratório tomando por fonte de informação um estudo de caso realizado na empresa Paulimaq Indústria e Comércio de Etiquetas Ltda e também nas entrevistas em profundidade realizadas com pessoas chaves do departamento de marketing da organização. Por meio de uma análise de conteúdo foi possível constatar que as etapas do planejamento estratégico de marketing diferem-se de acordo com as fases do seu ciclo de vida e que o fundador participa ativamente nas tomadas de decisões não só na fase de introdução da organização, mas em todos os estágios.

Abstract

This study aims to identify which stages of the strategic marketing planning are used in a family-owned company, considering its organizational life cycle. This is an exploratory study which takes as a source of information a study case conducted in the company Paulimaq Industria e Comércio de Etiquetas Ltda and an in-depth interview applied to key people marketing department of the company. A content analysis determined that the steps in strategic marketing planning differ according to stages of company’ life cycle. Other result obtained was that the founder participates actively in decision-making not only in the introduction phase of the organization, but at all stages.