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Título

ANÁLISE DAS OPERAÇÕES E RELACIONAMENTOS ENTRE AS EMPRESAS COM DISTRIBUIÇÃO DE BENS DE CONVENIÊNCIA DO SETOR ALIMENTÍCIO

Orientador

Prof. Dr. Mário Sacomano Neto

Autor

NATALY BRAGION SCHINCARIOL PELLEGRINI

Palavra chave

Processos de distribuição, relacionamento, cadeia de suprimentos

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

156356

Resumo

O setor de alimentos é um setor de bens de conveniência, ou seja, o cliente faz o mínimo de comparação e esforço para adquirir o produto, normalmente com frequência e rapidez, por isso a importância de disponibilizar o produto na hora em que o cliente quer comprá-lo. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a operação dos processos de distribuição e os relacionamentos nos processos de distribuição do setor de alimentos. Os objetivos específicos envolvem: 1) estudar os processos e os membros dentro do processo de distribuição utilizada pelas empresas, 2) analisar o relacionamento entre as empresas no processo de distribuição, 3) comparar os tipos de estrutura dos processos de distribuição. A fim de obter informações para o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia desenvolvida foi a pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva, realizada através de estudos de caso. As entrevistas foram realizadas no local das empresas com os proprietários e gerentes de forma a colher as informações através de um roteiro de pesquisa e fazer uma observação do ambiente, por isso, foi possível alcançar melhores resultados na pesquisa. A amostra escolhida para o desenvolvido da pesquisa foram cinco indústria do setor de alimentos de pequeno e médio porte que estão em crescimento. Os resultados da pesquisa apontam diferentes processos de distribuição, ou seja, não há um padrão, cada empresa modula seus processos de distribuição de acorodo com suas estratégias empresariais. Outro ponto importante foi a dos relacionamentos interferem nos negócios, sendo que a confinaça foi um elemento de extrema importância para que haja negociação, pois os negócios entre empresa e cliente são feitas na maioria a base da confiança e não de contratos. Pontos interessantes apontam membros peculiares do processo de distribuição dessas empresas como o perueiro/kombeiro e os clientes marca próprias de terceiros que apresentam grande importância para essas empresas e não aparecem em outros setores.

Abstract

The food sector is one of convenience goods sector, the client makes minimal effort to compare and purchase the product, usually with frequency and speed, so the importance of providing the product at the time the customer wants buy it. This paper aims at analyzing the operation of distribution processes and relationships in the distribution processes in the food sector. Specific objectives involve: 1) study the processes and the members within the distribution process used by companies, 2) analyze the relationship between the companies in the distribution process, 3) compare the structure types of distribution processes. In order to obtain information for the development of research, the methodology was exploratory research, qualitative and descriptive, conducted through case studies. The interviews were conducted at the site of companies with owners and managers in order to gather information through a roadmap for research and make an observation of the environment, so it was possible to achieve better results in research. The sample chosen for the survey were developed from the five food industry sector small and medium sized businesses that are growing. The survey results indicate different processes of distribution, there is a default, each company modulates its distribution processes according to their business strategies. Another important point was to interfere with business relationships, and trust was an element of utmost importance for there to be negotiations, because business between company and client are made on the basis of the most trust, not contracts. Points of interest peculiar point members of the distribution process of these companies as the van person / kombeiro and customers own brand of third parties that are extremely important for these companies and do not appear in other sectors.