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Título

LANÇAMENTO DE PRODUTO COM MARCA PRÓPRIA: UM ESTUDO DE CASO NO SEGMENTO FARMACÊUTICO – NO ASSOCIATIVISMO

Orientador

Antonio Carlos Giuliani

Autor

OSVALDO LUIS BAPTISTA

Palavra chave

Associativismo, varejo farmacêutico e marca própria.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2004

Nº Downloads

4530

Resumo

Este trabalho retrata um estudo referente ao mercado varejista farmacêutico, um dos segmentos que mais movimenta recursos financeiros, tanto em pesquisa de produtos como também em marketing. O estudo apresenta junto ao segmento farmacêutico uma nova estratégia interorganizacional, o Associativismo, que a princípio é uma atividade nova no Brasil, principalmente, neste segmento do varejo farmacêutico. O foco central consistiu na apresentação do produto relatando como diferencial competitivo a campanha de lançamento de um produto com marca própria, apresentando as vantagens e desvantagens que esta pode oferecer para o mercado. Assim, a estratégia de lançamento de produtos com marcas próprias no Associativismo pode assegurar a manutenção deste segmento. A metodologia de estudo aplicada para o lançamento do produto foi a pesquisa monádica, proposta por Sâmara (1997), apresentando o lançamento do produto, com todas as estratégias de comunicação, bem como suas características diferenciadoras neste mercado.

Abstract

This paper pictures a study related to the pharmaceutical retail market, which is one of the segments that transacts more financial resources, as much in products research as also in marketing. This paper presents together with the pharmaceutical segment, a new interorganizational strategy that is the Associativism, which is at first a new activity in Brazil, primarily in this segment of the pharmaceutical retail. The principal focus has consisted in the product presentation reporting the campaign introduction on the market of a product “disposable diaper” with private label as competitive differential, presenting the advantages and disadvantages it may offer to such market. Thus, the strategy of introducing products on the market with new private labels in the Associativism can assure the maintenance of such segment. The applied methodology for the introduction in the market was the monadic research, proposed by Sâmara (1997) introducing the product with all communication strategies, as well as its differential characteristics in such market.