Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

COMPRAS ESTRATÉGICAS E VANTAGEM COMPETITIVA EM PAÍSES DE BAIXO CUSTO: O CASO DOS FORNECEDORES BRASILEIROS DE EMPRESAS INDUSTRIAIS.

Orientador

Osvaldo Elias Farah

Autor

MARCELO PEREIRA DOS SANTOS

Palavra chave

Vantagem Competitiva, Compras, e Países de Baixo Custo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

30/09/2004

Nº Downloads

721

Resumo

A globalização das operações tornou-se um fator imperativo de sobrevivência das organizações, e a migração das atividades de fornecimento dos países de alto custo para países de baixo custo esta em pleno andamento. Todavia os benefícios e riscos que envolvem estes negócios precisam ser avaliados. Este estudo analisa a inserção do Brasil neste contexto, como fonte potencial de vantagem competitiva para as empresas industriais de países de alto custo, através da aquisição de insumos de fornecedores brasileiros. Analisa também as dificuldades de viabilizar negócios com estes fornecedores. O objetivo é oferecer um material de auxílio para o desenvolvimento de negócios em países de baixo custo com ênfase nas compras estratégicas de fornecedores brasileiros. Para isso revisa-se a bibliografia, estabelecem-se os conceitos fundamentais, discute-se sobre o termo Países de Baixo Custo e suas caraterísticas traçando um paralelo com os resultados recentes do comércio exterior do Brasil, culminando com um estudo de caso envolvendo as atividades de compras em país de baixo custo de uma empresa global.

Abstract

The globalization of the operations became imperative for the organizations survival and the migration of the sourcing activities from high cost countries to low cost countries are on its way. However the benefits and risks that involve this business need to be very well evaluated. This study analyzes the inclusion of Brazil in this context, as potential source of competitive advantage for the industrial companies from high cost countries, through the acquisition of goods from Brazilian suppliers. It also analyzes the difficulties of making possible business with these suppliers. The objective is to offer a material to assist the development of business in low cost countries with emphasis in the strategic purchases in Brazilian suppliers. As base for the study, low cost countries term and its characteristics are discussed, drawing a parallel with Brazil’s recent foreign trade results, culminating with a case study involving a Fortune 100 global company's an it's purchases activities in low cost countries. Finally, proposals are made for the development of these activities with Brazilian suppliers