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Título

PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA: AS PRÁTICAS NO SETOR DE COSMÉTICO BRASILEIRO

Orientador

Prof. Dr. André Luís Helleno

Autor

André Luiz Romano

Palavra chave

Sustentabilidade Corporativa; Cultura Organizacional; Estratégias de Sustentabil

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2014

Nº Downloads

7740

Resumo

A incorporação de práticas de responsabilidade tem caracterizado o comportamento de empresas mais integradas e preocupadas com o desempenho organizacional. Estas práticas, quando apoiadas nas três dimensões da sustentabilidade corporativa (econômica, ambiental e social) podem levar a benefícios tangíveis e intangíveis para a organização. Contudo, surge na literatura uma discussão que inclui a cultura organizacional como dimensão da sustentabilidade no ambiente empresarial. Reconhecendo a importância de tal corrente e a necessidade de buscar alternativas de averiguação desse conceito, pretendeu-se com o presente trabalho construir um modelo de avaliação da sustentabilidade corporativa. Para a construção desse modelo, partiu-se de um levantamento da literatura existente sobre as práticas e estratégias de sustentabilidade e cultura organizacional; buscou-se o entendimento das principais diferenças conceituais dos termos utilizados no ambiente empresarial. O uso dos termos desenvolvimento sustentável, responsabilidade social empresarial e sustentabilidade corporativa são frequentes, e em geral tratados equivocadamente como sinônimos. Mesmo com a intensa e crescente importância do tema, existe ainda uma corrente crítica ao movimento, que defende que os motivadores da sustentabilidade podem não levar em conta aspectos estruturais e com a devida profundidade, levando a prática Greenwashing. O trabalho explora ainda os conceitos de valor, stakeholders, estratégias e comportamentos frente à sustentabilidade, além dos principais eixos estruturantes desse conceito. Foi aplicado um Survey no setor de cosmético brasileiro, e realizadas análises descritivas, por segmentação e de correspondência, verificando-se que as empresas do setor de cosméticos apresentam em geral, uma cultura organizacional rígida e conservadora, com alta centralização hierárquica. As empresas aplicam os conceitos de sustentabilidade no processo de gerenciamento organizacional, entretanto, quase sempre com foco no curto prazo, como a redução de custos e o foco nos acionistas como stakeholder principal. Existe no setor de cosmético a percepção dominante quanto aos baixos benefícios das práticas de sustentabilidade, sendo ainda significativo o índice de empresas que não percebem quaisquer benefícios. O clima organizacional após a adoção das práticas de sustentabilidade foi o principal benefício percebido, e empresas com foco em lucratividade não mudaram o "jeito de fazer negócios".

Abstract

The incorporation of responsibility practices has characterized the behavior of companies integrated and concerned with organizational performance. These practices, when supported by the three dimensions of corporate sustainability (economic, environmental and social) can lead to tangible and intangible benefits to the organization. However, arises in the literature a discussion that includes the organizational culture as a dimension of sustainability in the business environment. However, a discussion arises in the literature that includes the organizational culture as a dimension of sustainability in the business environment. Recognizing the importance of this chain and the need to seek alternative means of investigation of this concept, it is intended with this paper to construct an evaluation model of corporate sustainability. To construct this model, a research about the practices and strategies of sustainability and organizational culture was made; the understanding of the main conceptual differences of the terms used in the business environment was sought. The use of the terms sustainable development, corporate social responsibility and corporate sustainability are frequent, and usually mistakenly treated as synonyms. Even with the intense and growing importance of the issue, there is a criticism of the movement, which argues that the drivers of sustainability cannot take into account structural and depth issues, leading to the Greenwashing current practice. The paper explores the concepts of value, stakeholders, strategies and behaviors before sustainability, and the main structural axes of this last concept. A Survey was applied in the Brazilian cosmetic industry, and the results allowed descriptive, segmentation and correspondence; it was found that companies that act in this industry have a rigid and conservative organizational culture with high hierarchical centralization. Companies have been applying the concepts of sustainability into organizational management process; however almost always with focus in the short term, such as cost reduction and a focus on shareholders as main stakeholders. At the cosmetic sector, exists the perception that the benefits with sustainability practices are low, being yet significant the index of companies that do not realize any benefits. The organizational climate after sustainability practices adoption was the main benefit perceived, and companies with profitability focus have not changed their "way of doing business".