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Título

Avaliação de métodos de séries temporais aplicados na previsão de demanda de peças de reposição: uma aplicação em dados de uma empresa automobilística

Orientador

Profa. Dra. Maria Celia De Oliveira

Autor

Fernando Cesar Rodrigues Teixeira

Palavra chave

Séries Temporais, Previsão de Demanda, Peça de Reposição, Nível de Serviço.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

26/06/2014

Nº Downloads

1400

Resumo

O serviço de pós-venda é um fator importante para fidelizar novos clientes, mas frequentemente é um dos principais motivos para perdê-los também. Os consumidores sempre estão à procura por novos produtos e serviços, e nunca se esquecem, quando o seu principal ativo gerador de receita permanece ocioso enquanto espera uma peça de reposição. Na grande maioria dos casos, esta espera é causada por falhas na acuracidade das previsões de demanda de peças de reposição. A dificuldade de previsão para este tipo de demanda incentivou o desenvolvimento desta pesquisa, que tem o objetivo de identificar o melhor método de previsão para produtos de uma empresa do setor automotivo. Esta pesquisa analisou métodos de previsão, baseados em séries temporais para produtos com comportamento de demanda suave, irregular e errática. Seis métodos foram considerados: Opinião de Especialistas (atualmente utilizado na empresa), Suavização Exponencial (SE), Autoregressivos Integrado de Médias Móveis (ARIMA), Holt- Winters (HW), método Croston (CR), Aproximação de Syntetos-Boylan (SBA). Estes métodos foram implementados no pacote estatístico R, e um estudo comparativo foi feito a partir das previsões realizadas (pelo método atual), a demanda real verificada e as previsões feitas com os métodos considerados. A eficiência de cada método analisado foi definida pelo erro absoluto médio escalonado (MASE). Os principais resultados obtidos indicam que o método atualmente utilizado pela empresa não é o mais adequado. Os outros métodos de previsão analisados seriam aplicáveis. Alguns deles apresentaram melhores resultados (previsões mais exatas, erros menores) do que o método atual, como é o caso do método de previsão Syntetos-Boylan (SBA) (o melhor entre os seis métodos analisados).

Abstract

The after-sales service is an important factor to retain new customers, but often is a major reason for losing them too. Consumers are always looking for new products and services, and never forget, when your main asset revenue generator remains idle while waiting for a replacement part. In most cases, this delay is caused by flaws in the accuracy of forecasts of demand for spare parts. The diculty in forecasting demand for this type of development encouraged this research, which aims to identify the best forecasting method for a company’s products in the automotive sector. This research examined prediction methods based on temporal behavior for products with demand smooth, irregular and erratic series. Six methods were considered: Expert Opinion (currently used in the company), Exponential Smoothing (SE), Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA), Holt-Winters (HW), Croston (CR), Syntetos-Boylan Approximation method (SBA ). These methods were implemented in the R statistical package, and a comparative study was made from the forecasts made (the current method), real demand and verified the predictions made with the methods considered. The eciency of each method analyzed was defined by the mean absolute scaled error (MASE). The main results indicate that the method currently used by the company is not the most appropriate. The other prediction methods discussed would apply. Some of them showed better results (more accurate predictions, smaller errors) than the current method, such as the prediction method Syntetos-Boylan (SBA) (the best among the six analyzed methods).