Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROPOSTA DE UM MODELO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO COM BASE NA INTEGRAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DA INOVAÇÃO

Orientador

PROF. DR. FERNANDO CELSO DE CAMPOS

Autor

INAYARA VALÉRIA DEFREITAS PEDROSO GONZALEZ

Palavra chave

Estratégia de Negócio; Aprendizagem Organizacional; Gestão; Inovação

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

18/12/2014

Nº Downloads

5944

Resumo

GONZALEZ, Inayara Valéria Defreitas Pedroso. Proposta de Um Modelo de Formação de Estratégia de Negócio com base na Integração Entre a Aprendizagem Organizacional e Gestão da Inovação. 2014. 256 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara d‟Oeste – SP, 2014. Neste trabalho formula-se uma proposta de um modelo de formação de estratégia de negócio, a partir da integração entre aprendizagem organizacional e gestão da inovação. Tomaram-se, como base teórica, para sustentar o modelo, os pressupostos teóricos que relacionam a aprendizagem organizacional e a gestão da inovação ao processo de formação de estratégia. A partir do procedimento técnico multicaso, buscou-se verificar, em três empresas industriais do setor de cosméticos, de distintos portes, sendo uma pequena, outra média e uma de grande porte, as condições ou características gerais para a aprendizagem e inovação que estão presentes no modelo proposto, assim como levantar outras características e práticas que pudessem trazer contribuições ao modelo. Com base na análise de conteúdo, chegou-se à verificação da aderência do modelo na prática das empresas. As análises foram facilitadas pelo uso da matriz e do mapa estratégico do modelo, e pela técnica de triangulação de dados. A partir da avaliação das cinco etapas do modelo com as suas interfaces, se chega à integração entre a aprendizagem organizacional e gestão da inovação. Essa integração ao processo de formação de estratégia colabora na conquista de vantagem competitiva, na medida em que a dificuldade de gestores, em geral, de coordenar e integrar conhecimentos passa a ser tratada pela orientação sobre quais requisitos de inovação com base na aprendizagem devem ser explorados nas rotinas da empresa. O modelo proposto revela a interação entre a aprendizagem e a inovação, e a definição de um conjunto de condições ou características gerais que as empresas que procuram inovar devem buscar no processo de formar a estratégia de negócio. O modelo possibilitou a identificação dos pares de requisitos de inovação com base na aprendizagem que foram expostos em um Mapa estratégico e que devem estar contidos no processo de formação de estratégia de negócio. Esses pares orientam a gestão, tanto de pequenas, quanto de médias ou de grandes empresas, com relação à administração do processo de formar a estratégia de negócio, numa visão participativa e integradora, para facilitar as adaptações da empresa em fase de mudança.

Abstract

GONZALEZ, Inayara Valéria Defreitas Pedroso. Proposal for a Business Strategy Formation Model based on the integration between Organizational Learning and Innovation Management, 2014. 256p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara D‟Oeste. This work states a proposal for a business strategy formation model, from the integration of organizational learning and innovation management. To support the model, were taken as theoretical basis the theoretical assumptions that relate organizational learning and innovation management to the strategy formation process. From the multi cases technical procedure, were found in three cosmetics industry industrial companies, one small, one medium and one large, conditions or general characteristics for learning and innovation that are present in the proposed model, as well as raise other features and practices that could bring contributions to the model. Based on content analysis, came to the verification of the model's grip on business practice. Analysis was facilitated by the use of pattern, the model's strategy map, and the data triangulation. From the evaluation of the model's five steps with its interfaces, it comes to the integration of organizational learning with innovation management. This integration the strategy formation process assists in the achieve meant of competitive advantage, to the extent that the manager's difficulties to coordinate and integrate knowledge begins to be treated by guidance on which innovation requirements based on learning should be explored in the company's routines. The proposed model shows the interaction between learning and innovation, and the definition of a set of general conditions or characteristics that companies searching for innovation must seek in the process of forming the business strategy. The model enabled the identification of innovation requirements pairs, based on the learning that they were exposed in a strategic map and that should be contained in the process of business strategy formation. These pairs guide the management of small, medium or large companies, regarding the administration of the forming business strategy process, in a participatory and integrated view, to facilitate the company's adaptations in flux.