Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROPOSTA DE UM MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO CUSTO PNEU EM UMA EMPRESA TRANSPORTADORA

Orientador

PROF. DR. CARLOS R. CARMELLO LIMA

Autor

PAULO MANTELATTO PECORARI

Palavra chave

Gestão de Pneus, Gestão de Custos, Manutenção de Frotas.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

24/11/2014

Nº Downloads

3229

Resumo

O modal de transporte de cargas mais utilizado no Brasil é o rodoviário. Porém, poucas são as estradas em condições ideais para o transporte. Neste sentido, o pneu se destaca como o segundo maior custo de manutenção em uma empresa transportadora, perdendo apenas para o combustível. Alguns sistemas informatizados oferecem soluções para o controle e gestão dos pneus, mas não conseguem identificar, ou medir, o custo desde o início da gestão. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um método para realizar a gestão do custo pneu, em uma empresa transportadora, aplicável desde o início de qualquer trabalho de gestão com pneus, entregando como benefício à frota uma estrutura hierarquizada, capaz de organizar e conduzir o seu trabalho na direção da redução do custo pneu e do impacto ambiental. O trabalho adota o estudo de caso para a coleta de dados e ilustração do método proposto. A empresa em estudo é uma transportadora que atende todo o território nacional Brasileiro e possui em sua frota cerca de 5.000 pneus como ativos circulantes. O trabalho conclui que o método proposto é eficaz como forma de avaliação e gestão do custo pneu em uma frota, permitindo o efetivo gerenciamento de todas as atividades relacionadas a este item de custo.

Abstract

In Brazil, the most widely used transport mode is the road. However, there are few roads in ideal conditions for transport. In this sense, the tire stands as the second largest maintenance cost in a carrier, losing to the fuel only. Some computational systems offer solutions for controlling tire, but cannot identify, or measure, the cost from the beginning of the management process. The objective of this work is to propose a method to carry out the management of tire cost, in a carrier company, applicable from the beginning of any management job with tires, delivering as a benefit to the fleet, a hierarchical structure, able to organize and conduct their work toward the reduction of the tire cost and environmental impact. The work adopts the case study for data collection and illustration of the proposed method. The company under study is a carrier that serves the entire Brazilian territory and has in its fleet about 5,000 tires as current assets. The work concludes that the proposed method is an effective way for evaluation and managing of the tire cost in a fleet, allowing through spreadsheets and graphs, effective management of all activities related to this cost item.