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Título

PROPOSTA DE UM MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO NÍVEL DE ATRATIVIDADE DE UM SEGMENTO ECONÔMICO

Orientador

PROF. DR. CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA

Autor

ROGÉRIO DOS SANTOS MORAIS

Palavra chave

Estratégia, Fatores estratégicos, Competitividade, Atratividade, Concorrência;

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

09/12/2014

Nº Downloads

859

Resumo

Uma estratégia bem estruturada depende de pensamento sistêmico apurado. Os gestores percebem o que acontece com a organização, na concorrência direta e indireta e até antecipam a possibilidade de futuros concorrentes no setor. Embora, na maioria das empresas, haja bom monitoramento dos clientes, o monitoramento dos concorrentes utilizando um método estruturado de análise competitiva é frequentemente raro. Neste trabalho, propõe-se um método para quantificar os fatores estratégicos predominantes que interferem diretamente na determinação do nível de atratividade e competitividade do negócio. Mostra-se, ainda, como ocorre, na prática, a análise dos concorrentes. Nesta pesquisa exploratória e de campo, é utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo e de renovação, com procedimento funcionalista, e brainstorming. A pesquisa de campo envolveu seis das maiores empresas do ramo de telecomunicações no Brasil. Os resultados possibilitam a proposição de um método para quantificar cada fator estratégico e definir o nível de atratividade em um segmento econômico, onde os gestores pesquisam um segmento com apoio do método e chegam a resultados que auxiliarão na tomada de decisões, além da obtenção de informações sobre como ocorre o processo de análise dos competidores em setor com forte concorrência, onde se pode confirmar que os gestores das operadoras de telecomunicações analisam as estratégias de seus concorrentes em detalhes antes de criarem suas estratégias.

Abstract

A well-structured strategy depends on established systems thinking. Managers realize what happens to the organization, in direct and indirect competition and to anticipate the possibility of future competition in the sector. Although, in most companies, there is good monitoring of customers, monitoring of competitors using a structured method of competitive analysis is often rare. In this paper, we propose a method to quantify the predominant strategic factors that directly interfere in determining the level of attractiveness and competitiveness of the business. It is shown also as occurs in practice, the analysis of competitors. In this exploratory and field research, we use the method of hypothetical-deductive approach and renewal, with functionalist procedure, and brainstorming. The research involved six of the largest companies in the telecommunications industry in Brazil. These results enable us to propose a method to quantify each strategic factor and set the level of attractiveness in a budget segment, where managers research a segment with the support of the method and reach results that will assist in decision-making, as well as obtaining information how is the process of analyzing sector competitors with strong competition, where you can confirm that the managers of telecom operators analyze the strategies of their competitors in detail before creating their strategies.