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Título

UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO GRAU DE ADERÊNCIA DAS EMPRESAS A UM MODELO CONCEITUAL DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Orientador

PROF. DR. SÍLVIO I. R. PIRES

Autor

ALEXANDRE TADEU SIMON

Palavra chave

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Modelos de Gestão de Cadeia de Suprimentos...

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

24/08/2005

Nº Downloads

1774

Resumo

A internacionalização da competição tem forçado as empresas industriais a buscar e implementar novas fontes de vantagens competitivas. Dado que na atualidade a competição ocorre efetivamente entre cadeias de suprimentos e não entre empresas isoladas, a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM) surge como uma nova fronteira a ser explorada. Pelo fato de ser um conceito relativamente novo, ainda em fase de formação, há a necessidade de se construir uma teoria e desenvolver ferramentas e métodos normativos para a sua prática bem sucedida. Em função destas considerações, dois objetivos se apresentam para este trabalho: propor uma metodologia para avaliação do grau de aderência das empresas a um modelo conceitual de SCM e identificar e selecionar, na literatura, um modelo de referência que suporte a metodologia. A metodologia proposta utiliza como referência o modelo conceitual de SCM proposto por Cooper, Lambert e Pagh e define onze eixos referenciais de análise, baseados em oito processos de negócio chave do modelo de referência, na estrutura horizontal da cadeia de suprimentos e nas iniciativas e práticas da SCM. Cada eixo referencial de análise possui um conjunto de requisitos e a cada requisito atribui-se um conjunto de categorias e escala de medição. A metodologia foi submetida a um pré-teste com profissionais da indústria e da academia e a ela foi incorporado o conhecimento gerado. Foram feitas três aplicações de ilustração, a partir de uma amostragem intencional, para refinamento e demonstrar a aplicabilidade. A metodologia pode ser considerada uma ferramenta de diagnóstico que avalia a situação da empresa em relação à gestão da cadeia de suprimentos para que ela possa, a partir daí, identificar e implementar ações para melhorar o grau de aderência ao modelo de referência e usufruir dos benefícios atribuídos á SCM. O trabalho busca contribuir com o desenvolvimento da teoria sobre SCM e serve como uma referência inicial para o desenvolvimento de pesquisas sobre o uso de modelos estruturados para implementação da SCM.

Abstract

Business management has entered the era of inter-network competition. This means that individual businesses no longer compete as solely autonomous entities, but rather as supply chains. In this emerging competitive environment, the ultimate success of the single business will depend on management’s ability to integrate the company’s network of business relationships. Supply chain management is a way through this integration can be achieved. There can be little dispute that supply chain management is a new and important area in the field of management research, yet there have been few literature on this topic. The purpose of this work is to propose a methodology for evaluating the adherence degree of companies to a conceptual model and to identify and select a reference model to support the methodology. The mentioned methodology is based on Cooper, Lambert and Pagh conceptual SCM model and it involves eleven analysis referential axis established from key business process, supply chain horizontal structure and SCM initiatives and practices. Each of the analysis referential axis is associated to a set of requisites and each requisite has a set of categories and a measurement scale. The methodology was pre tested and supplemented with findings from interviews with academics and practitioners. An illustration application was conducted in three companies for refining and demonstrating its applicability. The methodology can be considered as a diagnosis instrument and permits the companies to evaluate its status concerning SCM. From this diagnosis, companies can identify and implement activities to improve its adherence degree to the reference model and achieve SCM benefits. The methodology is a contribution to theory development on SCM and it is an initial reference for research development on application of structured model for implementing SCM.