Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO NO MARKETING INDUSTRIAL: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS

Orientador

PROFª. DRª. NÁDIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

ANGELA MARIA RAMOS DE ANDRADE

Palavra chave

Estratégias de Diferenciação, Vantagem Competitiva, Composto de Marketing.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

25/08/2005

Nº Downloads

1852

Resumo

As estratégias de diferenciação vêm assumindo uma importância crescente no marketing industrial do Brasil e do mundo. À medida que as ofertas se multiplicam, acirram a concorrência provocando rápido processo evolutivo e seleção natural, levando as empresas a selecionar estratégias de diferenciação baseadas em critérios que conduzem a uma vantagem competitiva. Este trabalho aborda estratégias disponíveis para diferenciar o composto mercadológico voltados a produto, serviços, preço, promoção, distribuição e pessoas, no marketing industrial. Apóia-se em pesquisa bibliográfica e realiza estudo exploratório em casos coletados em empresas de setores diversos, em Sorocaba e região.

Abstract

The differentiation strategies have assumed a growing importance in the industrial marketing of Brazil and worldwide. As offers multiply, the competition increase provoking a speedy evaluation process and natural selection, making the plants select differentiation strategies bases in criteria that lead to the competitive advantage. This work approaches strategies available to differentiate the marketing compound for product, service, price, promotion, distribution and persons, in the industrial marketing. It is supported on bibliographic research and carry out studies in cases collected in plant of the several branches activities, in Sorocaba and region.