Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PLANTA FABRIL DE PAPEL

Orientador

PROF. DRA. Elisabete Stradiotto Siqueira

Autor

FÁBIO CASAGRANDE MODOLO

Palavra chave

conhecimento, tecnologia, intangível, diagnostico, gestão.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

14/09/2005

Nº Downloads

1412

Resumo

O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar modelos de implementação das metodologias de diagnóstico e gestão do conhecimento. Selecionar um modelo para implantar a gestão do conhecimento que tivesse como premissa a realização de um diagnóstico e aplicar o modelo que melhor viabilizasse esse diagnóstico. Após o estudo de nove metodologias, optou-se pela denominada D.G.C: Diagnóstico da Gestão do Conhecimento, sobre a qual também se fizeram nossos comentários neste trabalho.O diagnóstico compreendeu a aplicação de sete questionários com 20 questões cada, sendo que cada questionário correspondeu a uma seção do diagnóstico. Para a aplicação dos questionários, dividiu-se a amostra em três grupos, a saber: o grau de escolaridade do funcionário; a célula produtiva na qual trabalha e o tempo de serviço na companhia. Como resultado, encontraram-se os níveis de conhecimento mais críticos que foram: pós-graduados com 16 a 20 anos de casa da área gerência geral e menos críticos que foram: nível técnico incompleto com 0 a 5 anos de casa da área papel químico. Também se obteve um resultado global da planta comparando este à metodologia de Bukowits e Willians.

Abstract

The main goal of this work was to diagnose the knowledge level of the industrial plant (Votorantin Celulose e Papel). Since there are many authors who use different mechanisms and methodologies to make such diagnosis, we have studied nine different ones and finally have chosen the D.G.C.: Bukowits and Willians’ (2002) Diagnosis of Knowledge Administration, about which we have also made some comments during our presentation. The diagnosis consists of seven 20-question quizzes each corresponding to a section of the diagnosis itself. Then, in order to apply the quiz, the sample was divided into three groups, namely: the level of education of the employee, the productive cell where he works and how long he has been working at the company. As a result, we have found the most critical level of knowledge in post graduated managers who have been working at the company from 16 to 20 years, and the least critical level of knowledge in employees of the chemical paper area with unfinished technical courses and working at the company from 0 to 5 years. We have also reached a global result of the plant and compared it to Bukowits´ and William´s methodology.