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Título

MODELO INTEGRADO PARA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS EM MERCADOS DINÂMICOS: UM ESTUDO APLICADO À INDÚSTRIA DE TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS NO BRASIL

Orientador

PROF. DR. JOSÉ ANTONIO ARANTES SALLES

Autor

MARIA IZABEL FEREZIN SARES

Palavra chave

Estratégia, vantagem competitiva, oligopólio, transporte aéreo.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2005

Nº Downloads

1698

Resumo

O presente trabalho traz uma revisão dos conceitos de estratégia destacando uma tipologia conceitual que divide o pensamento estratégico em duas categorias centrais: a que se referencia nos recursos e competências da empresa e a que se baseia nas oportunidades e ameaças presentes no mercado. Considera a empresa no centro da análise e estabelece as relações da mesma com o mercado numa perspectiva integrada, incluindo-se na análise a dinâmica dos mercados em situações específicas nas quais a concorrência está organizada sob a forma de oligopólio. O trabalho considera que os modelos existentes parecem ser insuficientes para a análise da indústria e para a formulação estratégica e a opção por vantagens competitivas. A partir desta perspectiva é construído um modelo que procura envolver de forma mais profunda as inter-relações entre os diversos players participantes de um setor econômico em estudo. Este modelo considerou o método predominantemente dedutivo e por meio de derivações particulares de temas e conceitos gerais existentes no referencial teórico utilizado foi aplicado à indústria de transporte aéreo de passageiros no Brasil. Esta indústria, que opera em oligopólio, no processo de desregulamentação sofreu grandes alterações na sua estrutura competitiva que transformaram as vantagens competitivas de as empresas participantes em desvantagem competitiva quando comparadas com as competências distintivas de novos entrantes.

Abstract

The present work brings a revision of the strategy concepts detaching a conceptual typology that divides the strategic thought in two central categories: the one that references in the resources and competences of the company and the one that bases on the analysis of the opportunities and present threats in the market. This work considers that the existent models, in situation of accentuated dynamism of the market, with rupture of the forces that condition it; they seem to be insufficient for the competitive analysis of the industry and for the formulation of strategies that they make possible to reach and to sustain competitive advantages. Starting from this perspective, it is built a model that tries to involve in a deeper way the interrelations among the several participant players of the economical section in study. This model involves a deductiveinductive interaction through peculiar derivations of themes and existent general concepts in the used theoretical referencial, applied to the industry of passengers' aerial transport in Brazil. This industry, that operates in oligopoly, in the deregulation process occured at the end of the nineties suffered great alterations in its competitive structure, that transformed competitive advantages of participant companies in competitive disadvantages, when compared with distinctive competences of new incoming.