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Título

GESTÃO DOS JORNAIS BRASILEIROS NA INTERNET: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE ACEITAÇÃO, IMPACTOS E OPORTUNIDADES NO AMBIENTE DIGITAL

Orientador

PROF. DR. CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA

Autor

RENATO FONSECA ALVES DE ANDRADE

Palavra chave

Gestão estratégica. Internet. Publicidade na web. Mídia Digital. Teoria da Difus

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

04/08/2014

Nº Downloads

1440

Resumo

A partir dos anos 1990, a web se tornou uma poderosa plataforma de publicação eletrônica e inseriu novos paradigmas nas organizações de mídia tradicional, criando novas oportunidades de negócios, baseadas na usabilidade e aceitação no mercado de notícias. Em paralelo, os fatores de sucesso dessas organizações operando na mídia impressa geram vantagens competitivas e diferenciais que podem garantir uma transição bem-sucedida para a mídia digital, aqui discutidos por meio da Teoria de Difusão da Inovação. Com esse novo contexto, as empresas de jornais se depararam com um mercado com ciclos mais rápidos, dinâmicos e competitivos. Diante desse cenário, o objetivo principal da pesquisa foi definir e avaliar as ameaças e oportunidades no modelo de atuação dos jornais após a mídia digital, sob a perspectiva dos leitores e jornalistas quanto ao futuro da mídia impressa. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de pesquisa survey on-line, com a formação de duas bases de dados: uma para leitores e outra para jornalistas. Foram utilizadas técnicas de análise multivariada, tais como análise fatorial exploratória e análise de regressão múltipla. Os resultados mostraram as perspectivas dos leitores e jornalistas sobre o futuro da mídia digital no contexto do mercado de jornais. Foram encontradas dimensões sobre a intenção de ler notícias pela Internet e o que respalda ou impede a aceitação da Internet como negócio principal do jornal no futuro. Na percepção dos leitores, há três dimensões que influenciam o uso da web para a leitura de notícias, quais sejam: a praticidade da plataforma, o conhecimento da tecnologia e a influência externa. Para os jornalistas, a linguagem e o layout, o processo de migração do jornal impresso para a Internet e os diferenciais frente aos concorrentes são fatores determinantes para que a mídia digital seja o principal negócio das empresas de jornais, sendo principal meio de faturamento. Além disso, os modelos de gestão atuais para esse mercado são discutidos a partir dos modelos de previsão encontrados pela pesquisa.

Abstract

Since the 1990s, the web has become a powerful electronic publishing platform, which has stimulated the development of new paradigms in traditional media. It has created new business opportunities based upon accessibility and acceptance in the news market. In parallel, the success factors of these organisations operating in the press industry generate competitive advantages and differentials that can guarantee a successful transition to digital platforms, which is discussed here through the theory of innovation diffusion. In this new context, press publishers now operate in a market with much shorter, more dynamic and more competitive cycles. From this scenario, the principal objective was to define and evaluate the threats and opportunities digital media pose to traditional print media, from the perspective of journalists and readers with regards to the future of the press. The research took the form of an online survey, which produced two databases, one for journalists and one for readers. A variety of analysis techniques were applied, like exploratory factorial analysis and multivariate regression. The results show the perspective of journalists and readers on the future of digital media in the context of the newspaper market. Dimensions concerning intentions to read news over the internet and what promotes or impedes the acceptance of the internet as the main business of the newspaper of the future were found. From readers’ perspective, there are three dimensions that influence the use of the web for reading news, which are; the practiality of the platform, knowledge of the technology and external influence. For journalists, the use of language, the layout, the process of migration from the printed word to the internet and the advantages over competitors are the determining factors for digital media becoming the main source of income for traditional print media companies. Furthermore, the current management models for this market are discussed from the prediction models found through this research.