Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

UMA LEITURA DO COLÉGIO IZABELA HENDRIX EM BELO HORIZONTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: implantação, fixação e consolidação

Orientador

CÉSAR ROMERO AMARAL VIEIRA

Autor

REGINALDO LEANDRO PLACIDO

Palavra chave

História da Educação. Metodismo. Colégio Izabela Hendrix...

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/08/2014

Nº Downloads

1000

Resumo

Esta pesquisa busca investigar a história do Colégio Metodista Izabela Hendrix (Colégio IH) no início do século XX, no processo de escolarização em Belo Horizonte, Minas Gerais, bem como sobre a relação da fundação do colégio com a estratégia de inserção do protestantismo através da educação. O Colégio IH é uma escola confessional que desde 1904 está presente na capital mineira, sendo a primeira escola confessional protestante a ser implantada em Belo Horizonte e a primeira instituição a trabalhar com educação de mulheres com o propósito de prepará-las à docência. A problematização da pesquisa envolveu o estudo da história do Colégio IH no processo de escolarização em Belo Horizonte no início do século XX em suas fases de implantação, fixação e consolidação. A intenção foi analisar, a partir da leitura da história desta instituição escolar, como a educação e escolarização trazida pelas missionárias metodistas foram utilizadas como estratégia (Certeau, 1994) da inserção do protestantismo. Como hipóteses a esta problematização, buscou-se tecer considerações de que: o Colégio Metodista Izabela Hendrix participou ativamente no processo de escolarização em Belo Horizonte, a partir de espaços de diálogo com a sociedade belo-horizontina (porosidade e permeabilidade); a prática pedagógica e o modelo de educação americanos trazidos pelas missionárias metodistas contribuíram, especialmente, na formação de normalistas e na educação de mulheres; a estratégia de utilizar a educação como forma de inserção do protestantismo logrou êxito na prática missionária e pedagógica das missionárias metodistas em Belo Horizonte. O objetivo geral é compreender, dentro do contexto histórico, a vinda das missionárias metodistas para Belo Horizonte e a implantação do Colégio IH como estratégia de implantação do protestantismo em diálogo com o processo de escolarização em Belo Horizonte. A metodologia escolhida para coleta de dados foi a bibliográfica e documental, com ênfase na literatura metodista primária e busca de fontes documentais da instituição. A mesoabordagem foi a metodologia escolhida para análise e descrição dos documentos em diálogo com as categorias de táticas e estratégias descritas por Certeau (2009). A estrutura da tese é apresentada contendo três capítulos em seu dorso textual. O primeiro capítulo explicita o objeto de pesquisa, a metodologia e a fontes de pesquisa. O segundo capítulo discute, a partir do contexto da modernidade, a formação do metodismo e a inserção do protestantismo no Brasil através da estratégia educacional. O terceiro capítulo descreve a história do Colégio Metodista e a permeabilidade em seus espaços de diálogo dentro de seu contexto histórico, nas fases de implantação, fixação e consolidação.

Abstract

This research investigates the history of Methodist College Izabela Hendrix (College IH) in the early twentieth century, in the schooling process in Belo Horizonte, Minas Gerais, as well as the relationship of the foundation of the college with the strategy of insertion of Protestantism through education. The IH College is a denominational school that is present since 1904 in Belo Horizonte, the first Protestant denominational school to be located in Belo Horizonte and the first institution to work with women in order to prepare them for teaching education. The questioning of the research involved the study of the history of the College IH in the schooling process in Belo Horizonte in the early twentieth century in its phases of implementation, fixing and consolidation. The intention was to analyze, from reading the history of this educational institution, such as education and schooling brought by Methodist missionaries were used as the insertion of Protestantism strategy (Certeau, 1994). As this hypothesis we sought to problematize some considerations that Methodist College Izabela Hendrix participated actively in the learning process in Belo Horizonte, from spaces of dialogue as belohorizontina society (porosity and permeability); pedagogical practice and the model of education brought by American Methodist missionaries contributed to the educational process in Belo Horizonte, especially in the formation of normalistas and women's education; strategy to use education as a way of inserting the Protestantism has succeeded in missionary and educational practice of Methodist missionaries in Belo Horizonte. The overall goal is to understand, within the historical context, the arrival of Methodist missionaries to Belo Horizonte and the implementation of the College as IH deployment of Protestantism in dialogue with the educational process in Belo Horizonte strategy. The methodology chosen for data collection was the bibliographic and documentary, with emphasis on primary Methodist literature search and documentary sources of the institution. The mesoabordagem was the chosen methodology for analysis and description of the documents in dialogue with the categories of tactics and strategies described by Certeau (2009). The structure of the thesis is presented in three chapters containing textual your back. The first chapter explains the research object, the methodology and the research sources. The second chapter discusses, from the context of modernity, the formation of Methodism and the inclusion of Protestantism in Brazil through the educational strategy. The third chapter describes the history of Methodist College and permeability in spaces of dialogue within their historical context, the phases of implementation, fixing and consolidation.