Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PRÁTICAS DE LEITURA: RELATO DE UMA EXPERÊNCIA

Orientador

Profa. Dra. Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

Autor

DEUZA APARECIDA SANTOS CAMARGO

Palavra chave

Leitura. Imaginação. Mediação. Proposta curricular.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/05/2014

Nº Downloads

1062

Resumo

Este trabalho foi produzido no contexto de um projeto de pesquisa mais amplo financiado pelo CNPq/Capes, cujo objetivo volta-se para as práticas de leitura e de escrita envolvidas na articulação que se processa entre as escolhas relativas aos modos de organização e de circulação dessas práticas realizadas pelos professores, com as réplicas ativas produzidas pelos alunos. Neste trabalho busquei apreender os modos de leitura e sentidos atribuídos pelos alunos a um texto lido e compartilhado em sala de aula. A pesquisa justifica-se porque segundo Vygotsky (1995), as relações sociais constituem a essência do homem, a sua subjetividade constitui-se mediada pelo outro e também pela possibilidade da leitura em suas mais diversas formas. Para responder a questão da investigação – “Como os alunos leem e que sentidos atribuem às leituras realizadas em sala de aula?” –, participei de aulas de Língua Portuguesa de um sexto ano – alunos ingressantes no Ensino Fundamental II – em uma escola pública da cidade de Piracicaba, São Paulo. Os dados foram coletados através de diário de campo, audiogravação e produção da leitura do texto “A menina e a bala” de Georgina Martins em sala de aula. Os dados foram divididos em três eixos. No primeiro eixo, por meio dos apontamentos registrados em diário de campo, procurei apreender o que pensam acerca da leitura. Esse eixo, por sua vez, desdobra-se em duas categorias: a leitura como mediadora de processos imaginativos e criativos; a leitura como mediadora de processos de elaboração a respeito dos conceitos escolares. O segundo eixo diz respeito a uma análise dos enunciados dos alunos durante a discussão acerca dessa leitura, desenvolvida mediante registros do diário de campo, a fim compreender como as crianças utilizam elementos da vida real para compreender o texto ficcional. Finalmente, o terceiro eixo está centrado na discussão do relato que os alunos produziram sobre o texto lido. Na análise das falas dos alunos procurei apreender, nas pistas deixadas por eles, os modos como tecem reflexões pessoais a partir da leitura do texto. Diante de tudo o que foi exposto até o momento, busco entender neste trabalho como a formação leitora transforma a vida dos sujeitos.

Abstract

This work was produced in the context of a wide research project, financed by CNPq/Capes, which objective turns to the practice of reading and writing involved in the articulation that takes place among the choices related in the ways of organizing and the circulation of these practices by the teachers, with active replicas produced by the students. I have tried to learn the ways of reading and senses assigned by the students with a text read and shared in classroom. The research justifies itself because according to Vygostksy (1995), the social relations constitutes the essence of the man, their subjectivity are constituted mediated by the other and by the possibility of reading in the most different ways too. To answer the question of the investigation – “How the students read and which senses they can attribute with the reading produced in the classroom?” –, I’ve participated of Portuguese classes of a sixth years old students who are part of the Basic Education II in a public school in Piracicaba city, São Paulo. The data were collected trough a field diary, audiorecords and reading of the text “A menina e a bala” by Georgina Martins in the classroom. The data were divided in three axes. In the first one, by the notations registered in the field diary, I’ve looked for learn what the students think about reading. This axis unfolds in two categories: the reading as mediator of imaginary and creativity processes; the reading as mediator of elaborating school concepts processes. The second one is about the utterance analyses of the students during the discussion about reading, developed upon the registers contained in the field diary, with the objective of understand how children utilizes elements of the real life to understand the fiction text. Finally, the third axis is centered in the discussion of the report made by the students above the text read. In the analyses of the students speak I’ve searched for learn, in the clues given by them, the ways of how they waves personal reflections by reading the text. Ahead of everything that was exposed at the moment, I try to understand in this work how the reading formation can change the people’s life.