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Título

UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Orientador

PROFª DRA. ROSANGELA MARIA VANALLE

Autor

RAFAEL FERREIRA ALVES

Palavra chave

Sistemas de Informação, Indicadores de Desempenho, Planejamento Estratégico...

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

16/12/2002

Nº Downloads

744

Resumo

A potencialidade do processo de gestão de Sistemas de Informação das organizações, tem sua vinculação aos instrumentos disponíveis para tomadas de decisão, em sua eficácia e essencialmente em sua qualidade. O método decisório, quanto aos valores funcionais, requer elementos que indiquem o foco de desempenho do processo, que mostrem as ameaças de alinhamento, ou ainda, que determinem o norte estratégico para a área funcional. São estes indicadores de desempenho organizacional, na plenitude das ações dos Sistemas de Informação, que procurou-se concentrar este trabalho, alicerçado por uma pesquisa aplicada no campo, como base experimental para a teoria metodológica proposta. Teorias de Planejamento Estratégico de Informações e de Engenharia de Requisitos, articuladas e integradas em método próprio, formam a cadeia de princípios que regem a metodologia para identificação de indicadores de desempenho. Suas semânticas voltadas para a interpretação de modelos de negócio, permitem inferir nos processos de gestão, em especial quanto a aspectos sensoriais de decisão, isto é, possibilitam visualizar operações não otimizadas e frágeis nas rotinas funcionais, e, a partir deste diagnóstico, propor indicadores de desempenho para medição de suas funcionalidades, de forma sistematizada e compatibilizada com o foco estratégico corporativo. As dimensões teóricas pesquisadas, na experimentação organizacional junto à empresa Usina Costa Pinto, revelaram grande poder de arquitetura do modelo de processos, desde as suas regras e restrições, até à percepção de seus elementos de planejamento. A fundamentação informacional, característica dos requisitos apurados pelo método, resultaram na planificação de indicadores vitais para medição de desempenho organizacional, referente à área selecionada para experimentação na empresa. De forma geral, a metodologia proposta foi acolhida pela empresa como base científica para o seu processo de gestão, que norteará as ações gerenciais no contexto de sua linha estratégica corporativa.

Abstract

The potentiality of the process of managing Information Systems in organizations has its entailment to available tools for making decisions, in its effectiveness and essentially in its quality. The deciding method requires elements to indicate the performance focus, to show the alignment, and to determine the strategic north for the functional area. In this paper we used organizational performance indicators associated with an applied field research as experimental basis for the proposed methodological theory. Strategic Planning Information and Requirement Engineering Theories, articulated and integrated in their own methods, form the chain of principles that command the methodology for performance indicators identification. Their semantics directed towards the interpretation of business models allow us to infer in management processes, mostly at decision sensory aspects. In other words, they enable us to visualize nonoptimized and fragile operations in functional routines, and from this diagnosis we can offer performance indicators to measure their functions in a systematized way and in accordance with the corporate strategic focus. The searched theoretical dimensions in an organizational experimentation at Usina Costa Pinto have showed great power of process models from their rules and restrictions until perception of their planning elements. The information basis, which is a characteristic of requirements determined by the method, resulted in arrangements of vital indicators to measure the organizational performance relating to the area selected to be experimented in the company. In general, the methodology was accepted by the company as a scientific basis for its management process which will guide the managerial actions within the context of its strategic corporate policy.