Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS DO MARKETING CONTEMPORÂNEO

Orientador

Prof. Dr. Paulo Jorge Morais Figueiredo

Autor

ANTONIO JÂNIO FERNANDES

Palavra chave

Marketing e Meio Ambiente, Ética ambiental, Consumismo

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/03/2001

Nº Downloads

1288

Resumo

Enquanto elemento estratégico das políticas de desenvolvimento econômico no mundo contemporâneo, o marketing influencia significativamente o comportamento das sociedades e induz à criação de valores sociais. Quando estritamente inserido na lógica econômica e de mercado, o marketing provoca pressões sobre o consumo e induz à criação de hábitos sociais com influências importantes nas relações entre os homens e destes com o meio ambiente. Inserido nesta problemática, o presente trabalho busca analisar as implicações do marketing contemporâneo com a degradação ambiental evidenciada de forma global no planeta. Mais especificamente, este trabalho busca analisar a abrangência e a intensidade com que as concepções do marketing têm influenciado em escala ampliada o surgimento de um estilo de vida consumista e consequentemente degradante ao meio ambiente. Trata-se portanto de um ensaio em que, a partir da explicitação de nexos entre os elementos conceituais e a prática atual do marketing e suas implicações nos valores das sociedade e na dinâmica ambiental, busca-se caracterizar a necessidade de uma revisão na concepção deste instrumento, a da própria lógica econômica e mercadológica na qual ele se insere, à luz dos limites físicos do meio ambiente e dos fundamentos da ética ambiental.

Abstract

As a strategic element of the contemporary economic development policies, the marketing influences significantly the behaviour of societies and the formation of social values. When strictly inserted in the economical logic of the market, the marketing can produce pressures over consumption and the creation of social habits which have significant influences both in the relationships among citizens and between men and the environment. Within this context, this work tries to analyse the influences of the contemporary marketing in the global environmental degradation. It tries to analyse, more specifically, the influence of the marketing and its underlying conceptions in the burgeoning of a consumerist life style. In short, it is an essay in search of relationships between the conceptual and practical elements of the marketing and its implications in the behaviour of the society and the physical limits of the environment.