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Título

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO MODELO PROJECT FINANCE COMO INSTRUMENTO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS E DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO EM INFRA-ESTRUTURA RODOVIÁRIA

Orientador

PROFA. DRA. ROSÂNGELA MARIA VANALLE

Autor

JOÃO GUALBERTO COUTINHO ROCHA

Palavra chave

project finance, análise de projetos, análise de investimentos,...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

16/08/2001

Nº Downloads

1117

Resumo

O presente trabalho versa sobre a aplicação do modelo project finance como instrumento de decisão nos processos de análise e seleção de projetos de investimento em infra-estrutura rodoviária. Com o advento das concessões de rodovias à iniciativa privada, no Brasil e em diversos outros países do mundo, a seleção de projetos rodoviários com base, exclusivamente, em parâmetros e critérios financeiros passou a ser adotada de forma ampla, praticamente deixando-se de analisar os projetos enquanto promotores de benefícios econômicos líquidos para a sociedade. O objetivo do trabalho é o de apresentar o modelo project finance, discutindo seus propósitos e os resultados gerados com sua aplicação, para então comparar tais aspectos aos das metodologias tradicionais de análise de projetos de rodovias e, a partir daí, e em especial no caso do programa brasileiro de concessões rodoviárias, propor limites de aplicação para o project finance dentro dos processos decisórios para implementação de projetos de investimento em infra-estrutura rodoviária.

Abstract

This dissertation deals with the use of ‘project finance’ modeling as a tool on analysis and selection decision processes, specifically focused in the case of highway transportation investment projects. Due to government policies of transference and privatization of public services established in Brazil and in several other countries, the selection of investment projects turned out to be widely based on financial parameters and criteria only, where the economic benefits to society haven’t been taken into account at all. The purpose of this study is present the project finance model in use for highway investment projects, discussing its results and comparing them to the ones obtained from the use of traditional methodologies of project analysis on transportation investments. The last chapter of this dissertation develops a discussion on the determination of limits for the applicability of project finance model in decision process relative to highway transportation projects, specially for the case of Brazilian highway concession programs.