Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

LAZER/ RECREAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Orientador

PROF. DR. NELSON CARVALHO MARCELLINO

Autor

SUELLY THEREZINHA SANTOS MORENO

Palavra chave

Educação Física, Lazer, Recreação, Formação Profissional, Mercado de Trabalho,..

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

29/08/2005

Nº Downloads

4702

Resumo

Nosso objetivo, com o desenvolvimento dessa dissertação, foi verificar qual o grau de entendimento que o aluno ingressante nos cursos de Graduação em Educação Física possui sobre as questões referentes a Lazer/Recreação, do ponto de vista conceitual, de mercado de trabalho e de atuação profissional, e quais seriam as modificações ocorridas durante o curso, com relação a essas concepções, comparativamente ao ingresso, ao final e na atuação no mercado de trabalho. Para a pesquisa desenvolvida, utilizamos a combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), a partir das palavras-chave: lazer, recreação, mercado de trabalho, formação e atuação profissional. Para as pesquisas documental e de campo foi selecionada uma cidade do interior do estado de São Paulo, de médio porte, com Instituição de Ensino Superior (IEP) particular, com curso de Educação Física. Configurou-se, assim, um estudo de caso. A amostra foi estabelecida de forma não probabilística, por critérios de representatividade e acessibilidade. A pesquisa documental foi realizada junto à Instituição de Ensino e Pesquisa definida por critérios de representatividade e acessibilidade, e às Organizações que desenvolvem atividades na área de Lazer/ Recreação, onde os profissionais formados por essa IEP atuam, englobando Projeto Pedagógico e Programas das disciplinas, no primeiro caso, e Políticas, Planejamentos e Programações, no segundo. A pesquisa de campo foi realizada junto à IEP e aos mesmos locais (clubes e hotel) onde os documentos foram levantados e configurou-se como um estudo de caso, uma vez que os profissionais são egressos da IEP. Como técnicas de coleta foram aplicados questionários para os alunos ingressantes e concluintes da IEP e para os profissionais das Organizações que desenvolvem ações na área da Recreação e Lazer. Preservamos o nome da cidade, para não identificação das organizações, devido ao compromisso assumido, quando da realização da pesquisa. A análise documental, tanto na Instituição formadora (Instituição de Ensino e Pesquisa), quanto nas organizações ligadas ao mercado de trabalho (Clubes e Hotel), demonstrou uma percepção não atualizada do Lazer/Recreação, comparativamente à teoria, analisada na pesquisa bibliográfica. O entendimento que o aluno ingressante tem da área é o do senso comum, com algumas especificidades da realidade da sua cidade (atividades efetivamente realizadas, limitação de entendimento, etc.). Não foram verificadas alterações significativas comparativamente aos concluintes, porém demonstraram um entendimento mais ligado ao mercado profissional, ainda assim limitado e restrito, quase sempre à função de monitoria (atendimento direto à população) e, sobretudo, ao setor privado (também relacionado à realidade local). Quanto aos profissionais, o entendimento permanece limitado, ainda que mais articulado, e sem a percepção da possibilidade de “desenvolvimento” do Lazer/Recreação. Tanto entre os alunos, quanto entre os profissionais houve poucas respostas preocupadas com o conhecimento específico sobre a área, o que nos fez enfatizar a importância da relação teoria/prática como condição para superação do “tarefismo”.

Abstract

Our objective, with the development of this lecture, was to verify that the degree of understanding that the entering pupil in the courses of Graduation in Physic Education possess on the questions referents the Leisure /Recreation , point of view conceptual, of work market and professional actuation, and that would be the modifications occurred during the course, with relation the these conceptions, comparatively to enter, at the end and in the actuation in work market. Of research developed, we use a combination of bibliographic, documental and field research. The bibliographic research was developed with raising to Libraries Systems of Piracicaba Methodist University (UNIMEP), since of key words: leisure, recreation, work market, formation and actuation professional. To the documental and field researches were selected a interior city of São Paulo state, of port middle, with Superior Teach Instituition (STI) private, with course of Physic Education. Configured itself, so, a study of case. The sample was established of form unprobabilistic by criterions of representativity and accessibility. The documental research was realized together to the instituition of Teach and Research defined by criterions of representativity and accessibility, and to the Organizations that develop activities in the area of Leisure/Recreation, where the formed professionals by this STI act, including Pedagogic Project and Programms of grades, in the first case, and Politics, Planning and Programmations, in the second. The field research was realized together to the Instituition of Teach and Research and the same local (Clubs / Hotel) when the documents were gotten and configured itself as a case´s study, instead the professionals are egressos of STI. As techniques of colet were applied questionaires to the entering and concluding pupils of STI and to the Organizations professionals that develop actions in the area of Leisure/Recreation. We preserve the name of city, for not identification of organization, due to the assumed promise, when of research realization. The documental analyse, as in the formader instituition (Teach and Research Instituition), as in the organizations joined to the work market (Clubs and Hotel), demonstrated a perception not updated of Leisure/Recreation, comparatively to the theory, analysed in the bibliographic research. The understanding that the entering pupil has of area is the commum sense, with some specifity of reality of your city (activities effectively realized, understanding limitation, i.c.). Were not verified significative alterations comparatively to the concluding, however demonstrated a understanding more joined to professional market, still like this, limited and restricted, almost always, to the functions of monitory (direct attending to the population) and above, to the private sector (also maked to local reality). So to the professionals, the understanding stay limited, still that more articuled, and without the perception of possibility “development” of Leisure/ Recreation . As among the pupils as among the professionals there were few answers preoccupied with the specific knowledge on the area, what us did to emphasize the importance of theory /practice relationship as condition to superation of “tarefismo”.