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Título

PROPOSTA DE UM FRAMEWORK PARA A FORMULAÇÃO DO CUSTEIO ALVO (FWCA) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE EMPRESAS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Orientador

Profo. Dro. Antonio Carlos P. Junior

Autor

ALIOMAR LINO MATTOS

Palavra chave

Custeio Alvo, Framework, Indústria Automobilística, Processo de Desenvolvimento

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2014

Nº Downloads

1415

Resumo

O setor automotivo tem por característica a inovação. Trata-se de um setor que depende continuamente de desenvolver novos produtos, de acordo com a demanda e a dinâmica de consumo do público demandante. Tendo em vista a forte concorrência, existe a necessidade de se conhecer o custo de desenvolvimento de novos produtos, considerado custeio alvo, que deve ser comparado com o preço-meta atribuído pelo mercado, verificando, assim, a sua viabilidade ou não de implementar a produção dos novos veículos. Com isso, o estudo teve como objetivo propor um framework para a formulação do Custeio Alvo denominado FWCA, a ser aplicado no Processo de Desenvolvimento de Produtos na fase do Planejamento do Projeto do Produto em empresas da indústria automobilística. O estudo foi caracterizado como exploratório-descritivo, utilizando uma abordagem qualitativa. O método empregado foi o estudo de casos múltiplos, aplicado a três empresas automobilísticas. Com base no referencial teórico, a partir das abordages da Visão Baseada em Recursos, da Teoria da Contingencia e também das técnicas do Custeio Alvo, do Processo de Desenvolvimento de Produtos e do Planejamento do Projeto do Produto, as quais suportaram a pesquisa qualitativa, desenvolveu-se o FWCA. O FWCA foi desenvolvido a partir dos casos estudados em conformidade com essas teorias orientativas da pesquisa. Dessa forma, o FWCA proposto pode contribuir teoricamente e com implicações práticas para orientar gestores na formulação do custeio alvo no Processo de Desenvolvimento de Produtos para na fase do Planejamento do Projeto de Produtos em empresas automobilísticas.

Abstract

The automotive sector is characteristic innovation. This is an industry that depends continuously develop new products according to the demand and the dynamics of public prosecutor consumption. Given the strong competition there is a need to know the cost of developing new products target costing considered to be compared with the target price assigned by the market thus verifying its viability or not to implement the production of new vehicles. Thus the study aimed to propose a framework for Target Costing formulation called FWCA, to be applied in the product development process at the stage of product design planning in the automotive industry companies. The study was characterized as exploratory and descriptive using a qualitative approach. The method used was the multiple-case study being applied in three auto companies. Based on the theoretical framework, as of abordages the Resource-Based View of the Theory of Contingency and also the technical Target Costing, Process Development Products and Product Project Planning which bore the qualitative research, developed the FWCA. The FWCA was developed from the case studies in accordance with these theories indicative of the research. Thus, the proposed FWCA can contribute theoretically and practical implications to guide managers in the formulation target costing in the Product Development Process for the stage of the products Project Planning in automotive companies.