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Título

UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS RECURSOS RELACIONAIS SOBRE AS COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS: ESTUDO MULTICASOS

Orientador

Prof. Dr. Fernando Celso de Campos

Autor

FERNANDO NASCIMENTO ZATTA

Palavra chave

Cadeia de Suprimentos, Competências Operacionais, Estratégia de Operações,...

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2015

Nº Downloads

1097

Resumo

Esta tese teve como objetivo investigar como as competências operacionais são desenvolvidas a partir da interação dos recursos relacionais compartilhados na cadeia de suprimentos. Para atingir o objetivo proposto, as principais correntes teóricas estão fundamentadas na visão baseada em recursos, na visão relacional da estratégia, nas competências operacionais desenvolvidas com base na gestão estratégica das competências organizacionais, aplicadas ao contexto da gestão de operações e na literatura sobre relacionamentos com base em um paradigma de vantagem colaborativa na cadeia de suprimentos. Mediante a integração das diferentes correntes teóricas, esse estudo culmina com o desenvolvimento de um modelo de pesquisa, para investigar o desenvolvimento das competências operacionais em relacionamentos interorganizacionais na cadeia de suprimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, adotou-se uma pesquisa qualitativa com a estratégia de estudo multicasos, envolvendo quatro setores industriais. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado aplicado às empresas-foco, no sentido de abordar seu relacionamento com os fornecedores estratégicos, contemplando, nesse caso, a perspectivas das empresas-foco investigadas. Na análise de dados, adotou-se a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa fornecem evidências de que os recursos relacionais promovem o desenvolvimento das competências operacionais relacionais entre as empresa-foco e os fornecedores estratégicos. Indicam, também, que as empresas mantêm relacionamentos colaborativos, preponderantemente, de longo prazo com os fornecedores estratégicos. Desse modo, o pressuposto da continuidade/longevidade no relacionamento é um dos principais fatores motivadores para o desenvolvimento das competências operacionais relacionais. Os relacionamentos colaborativos se caracterizam, fundamentalmente, por compartilhamento de recursos, troca de informações, compartilhamento de conhecimentos e aprendizagem conjunta, comunicação colaborativa, desenvolvimentos conjuntos, envolvimento dos fornecedores em atividades de valor das empresas-foco, evidenciando interações mais profundas entre os parceiros. Nesses relacionamentos, há a predominância de envolvimentos e interações profundas, em que as atividades relacionais são realizadas em pressupostos de parceria. As entrevistas evidenciam que o desenvolvimento das competências operacionais relacionais ocorre de forma mais intensiva por meio do construto informações e conhecimentos, visto que esse construto se encontra diretamente presente nos demais recursos relacionais e nas mais diversas atividades desenvolvidas na cadeia de suprimentos, o que permite a mediação dos recursos relacionais ante ao desenvolvimento das competências operacionais relacionais. Os mecanismos relacionais mais importantes para o relacionamento entre as empresas-foco e os fornecedores estratégicos são os investimentos em ativos específicos, troca de informações, compartilhamento de conhecimentos e recursos complementares. Considerando as competências operacionais desenvolvidas a partir da interação com os recursos relacionais, as entrevistas com os gestores e especialistas das empresas-foco revelaram que as mais importantes são as melhorias operacionais, inovações operacionais, customizações operacionais, cooperações operacionais e respostas rápidas ao mercado.

Abstract

This doctoral dissertation aimed to investigate how operational competences are developed from the interaction of shared relational resources within the supply chain. In order to achieve the proposed goal, the main theoretical currents are founded on a resource based view, on the strategy relational view, on the operational competences developed based on the strategic management of the organizational competences applied to the operations management context, and on the literature on relationships based on a paradigm of collaborative advantage in the supply chain. Through the integration of different theoretical currents, the research culminates in the development of a research model to investigate the development of operational competences within the supply chain inter-organizational relationships. In regard to methodological procedures, a qualitative research was adopted with a strategy of multi-case studies involving four industrial sectors. The data collection tool was a semi-structured interview guide applied to the target-companies in order to approach their relationship with the strategic suppliers, taking into consideration, in this case, the perspectives of the target-companies investigated. For data analysis, it was adopted the content analysis. The results of the researches carried out provide evidence that the relational resources foster the development of relational operational competences in the relationship between the target-companies and strategic suppliers. The results also indicate that the companies keep collaborative relationships, mostly long term, with the strategic suppliers. Thus, the assumption of continuity/longevity in the relationship is one of the main motivating factors for the development of relational operational competences. Collaborative relationships are fundamentally characterized by the sharing of resources, exchange of information, sharing of joint knowledge and learning, collaborative communication, joint developments, suppliers‟ involvement in value activities of the target-companies, which are evidence of deeper interactions between the partners. These relationships show a predominance of deep involvement and interactions where relational activities are carried out in assumptions of partnerships. The interviews show evidences that the development of relational operational competences takes place more intensely through the information and knowledge construct since this construct is directly present in the other relational resources and in varied activities developed in the supply chain making the mediation of relational resources with the development of relational operational competences possible. The most important relational mechanisms for the relationship between the target-companies and the strategic suppliers are the investments in specific assets, exchange of information, sharing of knowledge and complementary resources. Taking into consideration the operational competences developed from the interaction with relational resources, the interview with the target-companies managers and specialists revealed that the most important are the operational improvements, operational innovations, operational customizations, operational cooperation and fast response to the market.