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Título

Coordenação pedagógica e parcerias entre universidade e escola: lições de experiência.

Orientador

Profª Drª RENATA CRISTINA O. BARRICHELO CUNHA

Autor

ELDER LUIZ DE SANTIS

Palavra chave

Coordenação Pedagógica – Parcerias Colaborativas Universidade e Escola Básica...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

23/02/2015

Nº Downloads

1602

Resumo

O objetivo desta dissertação de mestrado é compreender as lições extraídas por coordenadores pedagógicos (CP) a partir de experiências com parcerias entre universidade e escola. O texto sistematiza a função de CP, que tem em sua constituição traços do caráter supervisionador e fiscalizador, a implantação da função nas escolas da rede pública do estado de São Paulo na década de 1980, como parte das políticas educacionais da época e, principalmente, o delineamento do perfil do coordenador como ele é hoje: o profissional responsável pela mediação do currículo, pela articulação da escola como um todo e pela formação continuada dos professores. Para atender a essas atribuições, em especial à de formador de professores, tem-se que refletir também sobre a própria formação do CP. Partindo do pressuposto de que os CP formam-se no seu trabalho e no contexto da escola, optamos por estudar parcerias que envolveram professores da escola básica e professores da universidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, de caráter qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro CP de escolas diferentes envolvidos com parcerias com instituições distintas (duas públicas e uma confessional). As entrevistas foram analisadas a partir do paradigma indiciário. Das entrevistas foram selecionados três eixos indicativos de lições: 1. A desmistificação da relação entre universidade e escola e a consideração da importância dos múltiplos olhares para a compreensão das práticas; 2. A compreensão do próprio lugar como CP e valorização do próprio trabalho; 3. Valorização das ATPC como espaços de formação e do professor como parceiro. Conclui-se que parcerias com as universidades, quando colaborativas, apresentam-se como uma das possibilidades para o desenvolvimento profissional do CP e, consequentemente, do corpo docente como um todo e, em especial, da aprendizagem dos alunos. Reconhecer-se como profissional que se qualifica diariamente nas relações com o outro, na partilha de seus saberes e estudos, é a grande lição.

Abstract

This master’s dissertation focuses on understanding the lessons based on university–school relationships that have been acquired by teachers. The following systematizes the Pedagogic Coordinator function, which contains supervisory traces, the implantation of the function in public schools in the state of São Paulo in the 1980’s as part of the educational policies back then, and especially, the design of the coordinator’s profile as it is today: the professional in charge of curriculum mediation, school articulation as a whole and the teachers’ continuous formation. In order to supply these attributions, especially the latter, thinking of the formation of the Pedagogic Coordinator must be taken into account as well. Starting on the presupposition that the Pedagogic Coordinators are formed in their work time in the school setting, this paper opted to study partnerships that have involved university teachers and school teachers. So that the research could be developed in its qualitative aspect, semi structured interviews were held with four Coordinators from four different schools that maintain a relationship with distinct institutions (two public schools and one denominational school). These interviews were analyzed based on the evidentiary paradigm. From these interviews, three axes that indicate lessons were selected: 1. The demystification of the university-school relationship and the consideration of the importance of the multiple perspectives for the practices comprehension; 2. The understanding of the Pedagogic Coordinator’s place and the valorization of the work done; 3. The valorization of the ATPC (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – Collective Pedagogic Work Classes) as formation places of the teachers as school partners. The dissertation concludes that partnerships with universities, when collaborative, are a possibility to the professional development of the Pedagogic Coordinator and, as a result, of the teachers’ group as a whole, and of the students’ learning. Recognizing yourself as a professional who develops itself daily in the relationship with others, sharing its knowledge and studies, is the great lesson.