Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

LINGUAGEM DE SUJEITOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO: PROCESSOS DE INTERPRETAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO

Orientador

Profa. Dra. Maria Inês Bacellar Monteiro

Autor

KIZZI LECY DOS SANTOS

Palavra chave

autismo; educação especial; fonoaudiologia; perspectiva histórico- cultura.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

19/02/2015

Nº Downloads

830

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as possibilidades de interação de sujeitos com Transtornos do Espectro do Autismo a partir dos processos de interpretação e significação das ações de adolescentes com TEA realizadas por seus interlocutores, em situações de relações sociais. A opção pelo referencial da teoria histórico-cultural de Lev S. Vigotski se deve à riqueza, das proposições desse autor, sobre o papel do outro nas relações sociais com vistas a contribuir para o desenvolvimento da linguagem e funções psíquicas superiores. O trabalho de campo foi realizado com um grupo de quatro sujeitos com TEA, com idade entre 11 e 17 anos, numa instituição (clinica- escola) localizada numa cidade do interior paulista. Os sujeitos foram observados e suas interações registradas através de filmagens e diário de campo durante os encontros com cerca de quarenta e cinco minutos. Durante os três meses de pesquisa foram realizados de uma a duas observações por semana nos horários específicos destinados ao trabalho de linguagem. Ao nos atentarmos às minúcias e indícios de outros comportamentos desses sujeitos, durante as sessões, vimos que novas situações interacionais extrapolam o esperado e mostram possibilidades diversas. A atribuição de sentidos às ações do sujeito favoreceram a entrada dos sujeitos no mundo simbólico o que permitiu o descolamento do real e pode favorecer o desenvolvimento da imaginação e criação - funções mentais superiores que permitem a elaboração de novos conceitos. O papel do outro agindo para e com os sujeitos foi indispensável na condução das ações dos mesmos. Isso possibilitou a eles experimentar e vivenciar novas interações, através da compreensão de novas interpretações e significações. Este estudo proporcionou visualizar a importância do outro nas relações sociais, no desenvolvimento e nos processos significação e interpretação dos pares para os atos motores e suas vocalizações que favoreceram novas situações dialógicas contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, favorecendo a imaginação e criatividade dos atos comunicativos. Julgamos que essa perspectiva de discussão pode ser estendida ao TEA e oferece bases interessantes para investigar os modos de desenvolvimento dos processos de significação e interpretação. O estudo possibilitou a identificação das mudanças no ato comunicativo, por meios dos processos de interação com o outro.

Abstract

This study aimed to understand the possibilities of interaction of individuals with Autism Spectrum Disorders (ASD) aged 11 and 17, from the processes of interpretation and signification of their actions by their interlocutors performed in social relations situations. The theoretical framework is based on the historical-cultural approach of Lev S. Vygotsky, offering rich contribution on the role of other social relations as relevant to factor for the development of language and of higher psychic functions. The field work was conducted with a group of four teenagers with ASD, in an institution (school clinic) located in a city of the São Paulo state. The subjects were observed and their interactions recorded through filming and notes in a field diary during the meetings with about 45 minutes. During the three months of research, were conducted one to two observations per week in specific times for the language of work. The details and evidence of other behaviors of these subjects during the sessions showed that new interactional situations go beyond the expected and offer several possibilities. Assigning meanings to the actions of the subject favored the entry of this teenagers in the symbolic world, which allowed the real detachment and may favor the development of imagination and creation - higher mental functions that allow the development of new concepts. The role of the other acting for and with the subjects was indispensable in the conduct of their actions. This allowed them to experiment and experience new interactions by modifying the communicative act by understanding new interpretations and meanings. This study provided to view the wealth of other social relations and development and the importance of the meaning and interpretation of the pairs for the motor acts and their vocalizations to language development. We judge that this discussion of perspective can be extended to the ASD and offers interesting bases to investigate modes of development of processes of meaning and interpretation.