Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O processo de escolarização de uma aluna com deficiência intelectual: o currículo escolar em questão

Orientador

Prof.ª Dr.ª Maria Inês Bacellar Monteiro

Autor

RAQUEL PIERINI LOPES DOS SANTOS

Palavra chave

Currículo escolar – deficiência intelectual – adaptação curricular...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

27/02/2015

Nº Downloads

1927

Resumo

Neste estudo, tive como objetivo identificar como duas professoras realizam intervenções pedagógicas com uma aluna com deficiência intelectual e, a partir daí, refletir sobre as mesmas, tomando como base os postulados de Vigotski sobre desenvolvimento e os caminhos de aprendizagens encontrados em seus textos sobre defectologia. A pesquisa de campo ocorreu em uma sala de 2º ano do Ensino Fundamental I em uma escola da rede privada de ensino. Os participantes desta pesquisa foram duas professoras (Julia, a professora regente e, Samara, a professora da sala especial); uma criança (Isabela, portadora da Síndrome do alcoolismo fetal) com deficiência intelectual. Foram realizadas 23 filmagens que ocorreram entre agosto e dezembro de 2013, além de três entrevistas feitas com as professoras e uma conversa com a mãe de Isabela. A análise de dados foi realizada a partir da escolha de episódios que olhados em seus detalhes permitem estabelecer relações entre as adaptações curriculares realizadas pela professora e o desenvolvimento escolar da aluna. As análises indicaram que a professora, apesar do esforço encontra muitas dificuldades em elaborar um currículo que contemple caminhos de aprendizagens para a superação das dificuldades apresentadas no dia-a-dia desta criança. Discuto ao final um possível modo de contemplar a ideia de currículo adaptado que leva o professor a simplificar e reduzir tarefas para o aluno que mais precisaria de um trabalho de ensino voltado para o desenvolvimento das funções mentais superiores.

Abstract

In the present study, my goal is to identify how two teachers perform pedagogical interventions with a student with intellectual disabilities and, from there, reflect on them , based on the Vygotsky's postulates about development and learning paths found in his writings on defectology. A field research took place in a 2nd grade class of elementary school of a private school. The participants of this research are: two teachers: Miss Julia, the teacher of second grade, Miss Samara, the teacher of special class for kids with special needs and Isabela, X years old student who suffer from Fetal Alcohol Syndrome and intelectual desabilities. 23 footages was shot of Isabela in interaction with the teachers in scholar activities, at the regular classes and special classes, that took place between August and December of 2013, plus 3 interviews answered by the teachers and a conversation with Isabela's mother. Data analysis was performed from the choice of interactive episodes, which was looked in its tiny details, and allowed to establish a relation between the intervations launched by the teacher and the scholar development of the student. The data pointed out that the teacher still has some difficulties to elaborate a curriculum in which creates possibilities of overcoming the difficuties presented at the daily routine of this kid. At the end I discuss about the trap that is the idea of an adapted curriculum that leads the teacher to simplify and reduce tasks for a student who needs a work directed to the development of the higher mental functions.