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Título

AS MEDIAÇÕES DA LEITURA POR PROFESSORES DE UM SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA SALA DE AULA

Orientador

PROFª. DRª. CLÁUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASC. OMETTO

Autor

THIAGO MOURA CAMILO

Palavra chave

práticas de leitura, mediação, interlocução, texto, linguagem.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

06/03/2015

Nº Downloads

722

Resumo

Tornou-se consenso social reconhecer a importância da leitura e dos processos de ensino da leitura, principalmente no contexto escolar, visto que a escola assume a função básica de instrumentalizar os indivíduos para serem usuários competentes de leitura visando à inserção do sujeito na cultura. Dessa forma, tomando a prática da leitura escolar como objeto de estudo, esta dissertação tem por objetivo compreender os processos de mediação dos professores das diversas áreas do conhecimento na promoção leitora dos alunos de um sexto ano do ensino fundamental anos finais – eleitas as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação a fim de responder a seguinte questão de investigação: como tem sido mediada a prática de leitura pelos professores das diversas áreas do conhecimento com vistas à promoção leitora dos alunos de um sexto ano do ensino fundamental – anos finais? Considerando que a linguagem é a mediadora deste processo, o trabalho ancora-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, tal qual formulada por Vigotski (1998, 2008), articulada à perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin (1997, 2009). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual no município de São Gotardo-MG e utilizou como procedimentos de coleta de dados gravações de áudio, filmagens e anotações de campo a fim de registrar as práticas de leitura em sala de aula, especificamente nas disciplinas de Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática, durante o quarto trimestre escolar no ano de 2013. Os dados produzidos nos evidenciam a predominância de práticas de leitura cujos fins não possibilitam a compreensão, o comentário, a réplica, a interlocução e o cotejo de um determinado texto com outros textos.

Abstract

It's a social agreement to recognise the importance of reading and the procedures involved in teaching how to read, especially in an academic context. Since the school assumes the basic function of manipulating students to be competent at reading, with a view to include themselves in all forms of cultures. Thus making the practice of school reading as an object of study, this dissertation aims to understand all processes of measurement of teachers in different areas of knowledge in the reader promotion of students in a Six Grade of Elementary School, final years elected educational relations produced in the classroom as a place of research in order to answer the main question of this research: how has the practice of reader been mediated by teachers in different areas of knowledge for the promotion of students reader in a Six Grade of Elementary School - final years. Whereas language is the mediator of this process. all work was theoretically anchored in historical and cultural perspectives of human development as it was formulated by Vigotski (1998, 2008), articulated in the enunciative-discursive perspective of Bakhtin (1997 - 2009). The research was done in a public school in Sao Gotardo-MG, Brazil and it was used as data collection procedures audio recordings, video recordings and notes to record the reading practices in the classroom, specifically in the subjects of Science, Geography, Portuguese Language and Mathematics during the last three months on the School Year in 2013. The data produced evidence us the predominance of reading practices whose purposes do not allow understanding description, reply, dialogue and comparison of a given text with other texts.