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Título

IVAPORUNDUVA E MACUANDA: ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE EDUCAÇÃO, TRABALHO E MODOS DE SOCIABILIDADE

Orientador

Prof.ª Dr.ª. Anna Maria Lunardi Padilha

Autor

Márcia Cristina Américo

Palavra chave

Educação. Etnografia. Brasil. Moçambique.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

27/04/2015

Nº Downloads

845

Resumo

Esta tese é resultado de investigação de cunho etnográfico e de observação participante realizada em duas comunidades: Quilombo de Ivaporunduva, no município de Eldorado, estado de São Paulo, Brasil, e Macuanda, no distrito de Zavala, província de Inhambane, no sul de Moçambique. O reconhecimento da descendência moçambicana que foi identificada nas narrativas dos membros quilombolas de Ivaporunduva e nas pesquisas antropológicas e arqueológicas suscitou a necessidade de apreender aspectos culturais e históricos do povo moçambicano. Circunstâncias da vida individual e coletiva das duas comunidades inseridas em contextos rurais foram trazidas para o texto, especialmente por meio das narrativas das mulheres, a partir dos temas disparadores escola e processo de escolarização das famílias. Os narradores falam também do processo de colonização e escravização portuguesa na África e na diáspora ao Brasil. O estudo etnográfico – o processo de convivência longa e conversações demoradas, do respeito ao tempo da pesquisa, da escuta e do silêncio e do contato com a narrativa oral – revelou-se fundamental para compreender a educação, o trabalho e os modos de sociabilidade das duas comunidades. Tanto em uma como em outra, a memória está ligada de modo estruturante à oralidade, tendo a língua como fundamental herança de conhecimento. O saber, o conhecer são a própria vida narrada. As histórias das vidas das pessoas possibilitam novos campos de pesquisa em áreas distintas. A metodologia mostra-se válida para a academia e para os movimentos sociais voltados à intervenção por mudanças sociais, junto às comunidades historicamente colocadas à margem.

Abstract

This thesis is the result of ethnographic research and participant observation realized in two communities: Quilombo Ivaporunduva, located in City of Eldorado, State of São Paulo - Brazil and Macuanda, district of Zavala at Inhambane Province in southern Mozambique. The recognition of Mozambican descent identified in the narratives of quilombola members of Ivaporunduva and in anthropological and archaeological research have raised the need to apprehend cultural and historical aspects of the Mozambican people. The text shows some collective and individual life details of the two communities inserted in rural settings, especially by narratives of women, from the themes that gave origin to the research: the school and educational process of families. The narrators talk about process of Portuguese colonization and enslavement in Africa and in the diaspora to Brazil. The ethnography study- the process of long acquaintanceship and lengthy conversations, of the time of research, of the listening and silence and contact with the oral narrative - has proved to be essential to understanding the education, the work and the sociability methods of two communities. In both community, in a structural way, the memory is linked to orality, and it have the language as fundamental inheritance of knowledge. The Knowledge is the narrated life. The people life stories enable new fields of research in different areas. The methodology is important to the academy and for social movements focused on intervention for social change, with the communities historically marginalized.