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Título

UM MODELO DE CONSIGNAÇÃO DE MATERIAL ESTRANGEIRO NA GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS

Orientador

PROF. DR. SÍLVIO R. IGNÁCIO PIRES

Autor

CRISTIANO MORINI

Palavra chave

Gestão de Cadeias de Suprimentos, tempo de resposta, consignação de material...

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

12/04/2004

Nº Downloads

1302

Resumo

A globalização dos negócios internacionais, o reduzido número de transporte internacional para o Brasil e a própria burocracia aduaneira pressionam as empresas industriais operando no Brasil a buscarem alternativas para reduzirem os tempos de resposta (atendimento) aos clientes, sem prejuízos aos custos envolvidos. Nesse sentido, este propõe um modelo de decisão voltado à gestão da consignação de estrangeiros em cadeias de suprimento. Para tal, faz uso de diversos de pesquisa, como o exploratório, o documental e estudos de caso. elemento chave no modelo proposto é a definição do seu conjunto de de decisão. Assim, na primeira etapa de sua construção, o conjunto variáveis inicialmente proposto foi testado e ajustado com base na realidade algumas empresas importadoras que se utilizam de regimes aduaneiros especiais. Posteriormente, o modelo proposto foi testado em quatro empresas da região de Campinas. Os dados obtidos mostraram ser viável a utilização modelo em determinadas cadeias e para determinadas características mercadorias, aproveitando-se da legislação aduaneira nacional oportunidade de ganho de competitividade na gestão de cadeias suprimentos com âmbito global.

Abstract

Globalisation of international business, the poor availability of international transportation routes to Brazil and Brazilian bureocracy make pressures industrial companies operating in Brazil to find alternatives of reduction time of response to the customer without involving extra costs. This suggests a decision model to the management of consignation of foreign in a supply chain management. It points out several methods of research, the exploratory method, as well as documental research in the government and case studies. A key factor in the proposed model is the definition of decision variables. Therefore, as the first step of model´s building, set of proposed variables was tested and reviewed according experiences in using special customs regimes by importer companies. the proposed model was tested in four companies located in the region Campinas. The collected data show that the use of the model is feasible some chains and for certain characteristics of goods. The Brazilian legislation shows the opportunity of competitive improvement in a global chain management.