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Título

PROPOSTA DE FLEXIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA NO VAREJO: COM APLICAÇÃO DO ABC

Orientador

PROF. DR. NIVALDO LEMOS COPPINI

Autor

SÉRGIO PAIVA

Palavra chave

Formação de Preço, Custos, Flexibilidade, Controle de Estoque...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

25/02/2004

Nº Downloads

2969

Resumo

O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma Proposta de Flexibilidade de Formação de Preços de Venda no Varejo: Com aplicação ABC. Para tal, foram utilizados o Mark-up, o Ponto de Equilíbrio, o Sistema de Custeio Baseado nas Atividades (ABC) e o preço de mercado. Para se chegar aos resultados deste trabalho foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: caracterização da pesquisa, técnicas de coletas dos dados existentes na empresa estudada, coletas dos dados existentes na empresa estudada e finalmente, proposta de flexibilidade de formação de preços de venda no varejo. Os resultados apresentados no trabalho demonstram que é viável a aplicação do sistema ABC em empresa de varejo, sobretudo a de pequeno e médio porte, pois esse sistema tem como relevância um modelo de gestão que visa a diminuição dos desperdícios, dos gastos e das atividades que não agregam valor ao produto comercializado. Este trabalho apresenta uma Pesquisa-Ação em uma empresa de Auto Peças com Prestação de Serviços Mecânicos.

Abstract

The purpose of this work was to elaborate a Proposal of Flexibility of Price Formation for sale in the retail with ABC application. Mark-up, Balance Point, Cost System Based on Activities (ABC) and the market price. were used for such purpose. For the results, the following methodological procedures were used: the research characteristics, the techniques for data collection in the studied company, data collection of the studied company and, finally, the proposal of flexibility of price formation for sale in the retail. The results showed that it is feasible the application of ABC system in retail companies, specially the ones of minor and medium size, since this system has a management model as a target to reduce the waste of expenditures and activities which did not gather in itself some value to the trading product. This work presents an Action-Research in an auto company of parts with mechanical rendering of services.