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Título

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES (GRC) : ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA CIMENTEIRA

Orientador

PROF. DR. NIVALDO LEMOS COPPINI

Autor

VANESSA MARTINS DE REZENDE

Palavra chave

Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, Mercado Cimenteiro,...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

22/12/2004

Nº Downloads

727

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal estudar o processo de implantação da GRC (Gestão de Relacionamento com o Cliente), do original em inglês CRM – Customer Relationship Management, tomando por base uma indústria cimenteira no Brasil. A GRC é cada vez mais uma estratégia de mercado adotada pelas empresas, no intuito de manter ou aumentar a participação no mercado em que atuam. No capítulo dois é apresentado um quadro conceitual de Gestão de Relacionamento, enfocando os conceitos utilizados no mercado em geral, baseando-se na situação específica do mercado a ser analisado. Os debates sobre a Gestão de Relacionamento com o Cliente baseiam-se em preceitos básicos: como atender/relacionar-se bem com o cliente mantendo o foco no que tange a retorno sobre o investimento; divisão de mercados em canais de distribuição do produto, para melhor entendimento do mercado de atuação. Incluem-se outros componentes conceituais neste trabalho, tais como, segmentação, sistemas de informação, canais de comunicação, com a conseqüente avaliação do impacto destas ferramentas na Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em relação ao mercado cimenteiro, conceituase tal mercado e suas participações em nível nacional e internacional.

Abstract

This work has for main objective to study of the implantation of CRM (Customer Relationship Management) in a cement company in Brazil. CRM is more and more a marketing strategy it adopts for the companies, in the intention of to maintain or to increase the participation in the market in that act. In chapter two it is presented an picture conceptual of Administration of Relationship, focuses the concepts used in the market in general, basing on the specific situation of the market to be analyzed. The debates on the Administration of Relationship with the Customer base on basic precepts: assisting and to relate if well with the customer maintaining the focus in what plays to return on the investment; division of markets in channels of distribution of the product, goes better understanding of the market of performance. Other conceptual components are included in this work, such as, segmentation, systems of information, communication channels, with the consequent evaluation of the impact of these tools in the Administration of Relationship with the Customer. In relation to the cement market, it is considered such market and your participations in national and international level.