Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

VIRTUAL WORLD BUILDER: AGENTES MOVEIS COM REALIDADE AUMENTADA

Orientador

NIVALDI CALONEGO JUNIOR

Autor

RENATO CIVIDINI MATTHIESEN

Palavra chave

REALIDADE VIRTUAL, VISUALIZACAO DE INFORMACAO, GERENCIAMENTO DE REDES

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Área

CIÊNCIAS EXATAS E DA

Data da defesa

28/04/2006

Nº Downloads

2406

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) é uma área da Realidade Virtual (RV) que utiliza técnicas avançadas de interface computacional para realizar a sobreposição de objetos virtuais no mundo real. Agentes móveis é uma tecnologia que representa um modelo de programação distribuída, onde o código executável e seu estado podem ser transportados entre hosts em uma rede de computadores. Este trabalho tem como objetivo o estudo, projeto e implementação de uma estrutura baseada em agentes móveis para interagir em uma cena de realidade aumentada. O projeto foi baseado na metodologia e programação orientada a objetos e a programação fez uso da linguagem Java e da biblioteca "Aglets" para implementação dos agentes móveis. Foi utilizada uma versão da biblioteca "ARToolkit" para fazer a apresentação dos objetos virtuais na cena do mundo virtual. Como resultado e contribuição, obteve-se uma estrutura chamada "VWBuilder", composta por três agentes. Um agente realiza a busca de objetos virtuais distribuídos em uma rede de computadores, outro agente faz o download destes objetos e um terceiro realiza a carga dos objetos virtuais em uma cena controlada pelo aplicativo de realidade aumentada. Esta estrutura pode ser reutilizada em aplicações para a construção de mundos virtuais em sistemas distribuídos de realidade aumentada implementados com a linguagem Java.

Abstract

The Augmented Reality (AR) is a Virtual Reality (VR) area that uses advanced computational interfaces techniques to do a superposition of virtual objects in the real world. Mobile agents is a technology that represents a distributed programming model, where the executable code and its state can be transported among hosts in a computer network. This work aims a study, project and implementation of a structure based in mobile agents to interact in a augmented reality scene. The project was based in the object oriented programming methodology and the programming used the Java as a programming language and the "Aglets" as a library to implement the mobile agents. The "ARToolkit" library was used to present the virtual objects in the virtual world scene. As a results and contribution, a structure called "VWBuilder" was obtained which is composed by three agents. One agent does the search of distributed virtual objects in a network computer, another agent does the download of this objects and a third agent does the load of virtual objects in a scene controlled by the augmented reality software. This structure can be reused in applications for build virtual worlds in distributed systems of augmented reality applications with Java language.