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Título

PROPOSTAS PARA OTIMIZAÇÃO DO MODELO DE CONCESSÃO DE RODOVIAS PRATICADO NO BRASIL, VISANDO À MODICIDADE TARIFÁRIA

Orientador

PROFª. DRA. ROSÂNGELA MARIA VANALLE

Autor

JOÃO GUALBERTO COUTINHO ROCHA

Palavra chave

Concessões Rodoviárias, Pedágio, Modicidade Tarifária, Fluxo de Caixa,...

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/07/2004

Nº Downloads

1293

Resumo

A concessão da gestão de rodovias, à iniciativa privada, tem se constituído em política crescentemente aplicada, tanto no Brasil, como em diversos outros países. A despeito dos benefícios advindos de tal prática, como maior nível de investimentos realizados na malha rodoviária, melhores padrões de segurança para o usuário e processos mais eficientes de conservação, manutenção e operação do sistema, constantes e enfáticas têm sido as críticas quanto ao valor cobrado como pedágio, nas rodovias concedidas no Brasil. Dentro de tal contexto, e limitando-se as análises e proposições sobre o modelo brasileiro de concessões, o presente trabalho procura elencar um conjunto de propostas que, preservando integralmente os benefícios das concessões rodoviárias, demonstram ser factível a redução dos níveis tarifários ora praticados.

Abstract

Highways concession programs to private companies were introduced in Brazil as in several other countries, along the last years. This kind of program has promoted benefits such as higher level of investments in the high ways, better traffic security standards and more efficient process of conservation, maintenance and operation. Despite of this fact, criticism regarding the toll rates adopted in Brazil has been constant and emphatic. On this context, this research intends to analyze the Brazilian highway concession model and focus on gathering a group of proposals in order to demonstrate the feasibility of the toll reduction, preserving integrally the benefits of the highway concessions.