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Título

PROPOSTA DE MODELAGEM EMPRESARIAL USANDO A SEMIÓTICA ORGANIZACIONAL: ABSTRAINDO UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PRÓ-ATIVO

Orientador

Prof. Dr. Fernando Celso de Campos

Autor

João Soares Sobrinho

Palavra chave

Semiótica organizacional, Modelagem estratégica,...

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2004

Nº Downloads

1417

Resumo

Esta tese propõe um modelo de objetos organizacional baseados na combinação de várias áreas do conhecimento suportadas pela semiótica organizacional, pela estrutura contábil do negócio e pela modelagem estratégica e operacional do negócio, baseados na teoria de objetos, e desenvolvida em UML. Foi definido um modelo normativo de alinhamento estratégico baseado em uma classificação social-psicológica de normas que permitem descrever um objeto em termos de suas atitudes epistêmicas (critérios que condicionam a validade dos nossos conhecimentos), deôntica (princípios, fundamentos e sistemas de moral) e axiológica (teoria dos valores). Isto é a base para a tricotomia do signo. Este modelo pode ser usado na modelagem de normas de objetos humanos e artificiais (virtuais), propositadamente não considerando objetivos relacionados com a criatividade ou com a habilidade na manipulação de exceções inesperadas pelos objetos humanos. As organizações são modeladas com regras baseadas nas estruturas normativas e nas relações contábeis dos negócios, onde regras são especificadas em termos de descrições normativas de ações das atividades, que compõem os processos, autorizações e obrigações do negócio da empresa. Baseando-se nesta modelagem se abstrai um sistema de informação pró-ativo que venha de encontro com estas expectativas dos negócios da empresa.

Abstract

This thesis proposes a model of objects organizational based on the combination of several areas of the knowledge supported by the semiotic organizational, for the accounting structure of the business and for the strategic and operational modeling of the business, based on the theory of objects, and developed in UML. It was defined a normative model of strategic alignment based on a social-psychological classification of norms that you/they allow to describe an object in terms of its attitudes epistemic (approaches that condition the validity of our knowledge), deontic (beginnings, foundations and morals systems) and axiology (theory of the values). This is a base for tricotomy of the signal. This model can be used in the modeling of norms of human and artificial objects (virtual), willfully not considering objectives related with the creativity or with the ability in the manipulation of unexpected exceptions for the human objects. The organizations are modeled with rules based on the normative structures and in the accounting relationships of the business, where you rule they are specified in terms of normative descriptions of actions of the activities that compose the processes, authorizations and obligations of the business of the company. Basing on this modeling will be abstracting a proactive system of information that comes from encounter with these expectations of the business of the company.