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Título

GESTÃO DE FORNECEDORES DE SEGUNDA CAMADA EM CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO NO SETOR AUTOMOTIVO

Orientador

Prof. Dr. Mauro Vivaldini

Autor

PAULO EDUARDO OLIVEIRA DE CASTILHO

Palavra chave

Cadeia de suprimentos, gestão de fornecedores, desenvolvimento de fornecedores.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

04/12/2013

Nº Downloads

888

Resumo

No Brasil, a partir do início da década de 1990 com a abertura econômica, as empresas viram crescer a concorrência e foram obrigadas a estabelecer novas estratégias de negócio para assegurar a manutenção da competitividade e sua parcela de participação do mercado. Na indústria automotiva brasileira o cenário não foi diferente e, com a chegada de novas montadoras e indústrias de autopeças de atuação global, pode-se dizer que as mudanças de mercado foram ainda mais intensas. A atualização frequente de veículos, a introdução de novas tecnologias e a busca pela redução de custos afetaram o relacionamento das montadoras com a cadeia de fornecedores, mais intensamente com os fornecedores de primeira camada. O objetivo deste trabalho é identificar como os requisitos relacionados com desenvolvimento de produtos e processos, desenvolvimento de fornecedores, planejamento de manufatura e entrega, definidos pelas montadoras aos fornecedores de primeira camada são replicados por estes no relacionamento com os fornecedores de segunda camada, por meio de práticas colaborativas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória com quatro empresas fornecedoras de primeira camada, para identificar o nível de colaboração que estas empresas exercem junto a seus fornecedores de segunda camada. Os resultados obtidos indicam que o nível de integração entre fornecedores de primeira e segunda camadas para desenvolvimento de produtos, processos, planejamento de manufatura e entrega e aumento da capacitação de fornecedores ainda é baixo, deixando espaço para implementação de projetos de melhoria que proporcionem ganhos e benefícios mútuos.

Abstract

In Brazil, from the beginning of years 1990 with the economic overture, companies faced the growth of competition and were forced to establish new business strategies to ensure the maintenance of their competitiveness and their market share. In Brazilian automotive sector such scenario was not different and, with the arrival of new automakers and global autoparts industries, one can say that changes in this market have been even more severe. The more frequent vehicle updates, introduction of new technologies and quest for cost reduction, affected the relationship between automakers and the whole supply chain, remarkably with Tier 1 suppliers. This work aims to identify how automakers requirements regarding product and process development, suppliers development, production planning and delivery are transferred from Tier 1 to Tier 2 suppliers and whether collaboration tools are used for such transfer. An exploratory qualitative research was carried out with four Tier 1 suppliers to identify their degree of cooperation with Tier 2 suppliers. Research results showed that cooperation tools are not fully implemented causing a low degree of integration between companies and leave a large room for improvement projects that could bring mutual benefits.