Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ROTEIRIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO FRACIONADA DE COMBUSTÍVEIS

Orientador

Prof. Dr.Mauro Vivaldini

Autor

RAFAELLA LOSCHI GRANT PAVAN

Palavra chave

Distribuição de Combustíveis; Transportadores- Revendedores-Retalhistas; Roteirização.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

11/12/2013

Nº Downloads

1028

Resumo

A logística vem sendo utilizada como instrumento que possibilita o desenvolvimento de diferenciaiscompetitivos, pois visa identificar as oportunidades de melhoria dos processos, bem como a redução dos custos das atividades que compõem a cadeia de valor e a maximização dos resultados. A Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) tem se expandido como um novo modelo gerencial no ambiente empresarial. Tendo em vista toda essa ascensão da SCM as empresas identificaram que as atividades logísticas tinham potencial gerador de vantagens em relação à concorrência. A distribuição de combustíveis está dentro desta logística, com roteirização de distribuição de óleo diesel, apresentada como os Transportadores Revendedores Retalhistas (TRR). Essa ramificação da distribuição de combustíveis vem auxiliar a distribuição para mercados de baixo volume. Este estudo demonstra as dificuldades encontradas na roteirização e a análise da rota tornou possível diagnosticar alternativas para melhorar o tempo de distribuição de óleo diesel. A partir do diagnóstico feito no estudo de caso é proposto um plano de sugestão de melhoria – a roteirização das cargas através da separação dos clientes pelos dois perfis identificados, a aquisição de um software de roteirização e a contratação de um profissional especializado, objetivando a satisfação dos clientes através da redução do tempo de distribuição.

Abstract

Logistics are being used as an instrument that enables the development of competitive differences, as it aims at identifying process improvement opportunities and also cost reduction in the activities that compose the value chain and maximization of results. The Supply Chain Management (SCM) has been expanded as a new business environment. Given all this rise of SCM, companies has identifies in logistics potential advantages over the competition. With this new fuel distribution management in insert in logistics, the diesel routing, presented by, Retail, Wholesales, Resellers (TRR) is branched to auxiliary fuel distribution to low volume market. This paper aimed to show the routing difficulties found and after a rout analysis will be possible to diagnose alternatives to improve the time spent of diesel distribution.From the diagnostic found on the study case, we propose an improvement suggestion plan through routing the cargo by the segregation of the two client profile identified, the acquisition of routing software and hiring an expert professional aiming the customer´s satisfaction by reducing the delivery time.