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Título

DIAGNÓSTICO DA IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO DO SETOR DE TECNOLOGIA PARA OS CLIENTES INTERNOS: ESTUDO DE CASO NA FACULDADE ATENAS PARACATU

Orientador

Profa. Dra. Graziela Oste Graziano

Autor

CRISTIANO ANDRÉ PEIXOTO

Palavra chave

Tecnologia. Endomarketing. Marketing de Relacionamento. Satisfação do Cliente. Atendimento.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

19/02/2014

Nº Downloads

728

Resumo

Diante da perspectiva do mercado, a Tecnologia é de importância, pois atualmente as organizações trabalham com a informação, que é controlada por tecnologias, e deve estar presente em todos os lugares que forem necessários, na hora certa, no momento certo, contendo o mínimo de erros possível. Por isso, empresas adotam tecnologias para gerir estas informações, consequentemente tornasse dependente do departamento de Tecnologia da Informação, este setor faz com que as tecnologias aplicadas a empresa funcionem corretamente de acordo com os processos exigidos pela organização. Vale ressaltar que toda tecnologia adotada não trabalha sozinha, pois depende de pessoas para que a mesma funcione, diante disso o departamento de Tecnologia de Informação deve se importar bastante em como atender bem as pessoas que operam determinada tecnologia. Assim, o presente estudo diagnosticou a satisfação do cliente interno em relação ao atendimento oferecido pelo setor de tecnologia da Faculdade Atenas de Paracatu. No desenvolvimento deste trabalho, foi utilizado o método exploratório, em que teve a busca de conceitos descritos no referencial teórico, como: Endomarketing, Marketing de Relacionamento, Satisfação do Cliente e Tecnologia da Informação. Após o método exploratório, utiliza-se como forma de levantamento de dados o questionário, em que o mesmo foi aplicado em uma Instituição de Ensino Superior denominada Faculdade Atenas de Paracatu. A seguir utilizou-se o método quantitativo, por meio de um software estatístico. Foram feitas as comparações entre as variáveis para possíveis resultados, como: o funcionário espera um atendimento ágil, mas que também possua cordialidade, é importante o departamento de TI utilizar programas indicados pelo Endomarketing e a comunicação é dos fatores principais para melhorar o desempenho de atendimento ao cliente interno. Após as comparações realizadas das variáveis pode-se concluir que, o setor de tecnologia da instituição possui bom atendimento, os clientes internos em sua maioria estão satisfeitos com o atendimento prestado por este setor. No geral foi diagnosticado que o departamento aplica alguns programas de endomarketing sem saber de sua aplicação e posterior foi apresentado novos programas para que este atendimento tenha melhores resultados.

Abstract

Faced with the prospect of the market, the technology is of importance because organizations currently working with the information, which is controlled by technology, and must be present everywhere they are needed, at the right time, at the right time, containing the minimum possible errors. Therefore, companies adopt technologies to manage the information thus become dependent on Department of Information Technology, this sector makes technologies for company work correctly in accordance with the procedures required by the organization. It is noteworthy that all adopted technology does not work alone, it depends on people for it to work before it the Department of Information Technology should care enough to serve well as the people who operate certain technology. Thus, this study diagnosed the internal customer satisfaction in relation to services offered by the technology sector of Athens Faculty of Paracatu. Internal Marketing, Relationship Marketing, Customer Satisfaction and Information Technology: In developing this work, exploratory method, where we had to search for concepts described in the theoretical framework, how it was used. After the exploratory method, is used as a form of data collection the questionnaire, in which it has been implemented in a higher education institution called the College of Athens Paracatu. Next we used the quantitative method using a statistical software. Comparisons between variables were made for possible outcomes, such as: the employee expects a fast service, but also has warmth, it is important to use the IT department programs indicated by Endomarketing and communication is the key factors to improve the performance of service internal customer. After the comparisons of variables can conclude that the technology sector institution has good service, internal customers are mostly satisfied with the service rendered by this sector. Overall it was diagnosed that the department applies some internal marketing programs without knowing their application and subsequent new program was introduced to make this effort better results.