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Título

MODELO REFERENCIAL PARA A ANÁLISE INTERNA DA POSIÇÃO COMPETITIVA DE EMPRESAS DE AUTOPEÇAS

Orientador

MILTON VIEIRA JUNIOR

Autor

WAGNER CEZAR LUCATO

Palavra chave

COMPETITIVIDADE, INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, AUTOPEÇAS

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

18/06/2006

Nº Downloads

2219

Resumo

A globalização alterou de maneira significativa o ambiente ompetitivo no passado recente. A industria automotiva tem estado na vanguarda desse processo. Conceitos como follow design, follow sourcing e modularidade tornaram possível a globalização do projeto e da fabricação de veículos, o que trouxe grandes desafios para os fabricantes de autopeças de atuação local. Para contribuir com conhecimentos que aumentem o entendimento desse problema, este trabalho propõe um modelo para medir a competitividade das empresas de autopeças. O trabalho inicia-se com uma revisão bibliográfica na qual foram identificados oito fatores relevantes para uma atuação competitiva dos fornecedores de primeiro nível da cadeia automotiva em seu relacionamento com as montadoras. Como parte do modelo, é estabelecida uma norma de atuação competitiva desenvolvida à semelhança da SAE J4000 – medida das melhores práticas na implementação de uma operação enxuta. As ações competitivas de uma empresa de autopeças são avaliadas por meio de entrevistas feitas com seus principais executivos utilizando-se a norma de atuação competitiva como guia. Os resultados são tratados e uma medida denominada grau de atuação competitiva da empresa avaliada pode ser determinado. Para verificar a adequação do modelo proposto a situações do mundo real, três empresas de autopeças de capital nacional, com posições competitivas definidas pelo mercado, foram avaliadas pelo modelo. Os resultados obtidos permitiram verificar que o modelo conseguiu reproduzir as posições competitivas inicialmente conhecidas. O estudo termina com uma discussão das limitações e oportunidades de melhoria do modelo, bem como com sugestões para estudos futuros.

Abstract

Globalization has significantly changed the competitive environment in the recent past. The automotive industry has been in the forefront of this process. Concepts like follow design, follow sourcing and modularity have made possible the globalization of the automotive design and manufacturing, which imposed a heavy burden to local auto parts producers. To enable a better understanding of this problem this study proposes a model to measure the degree of competitiveness for auto parts manufacturing companies. The study starts by analyzing in the literature the current competitive forces governing the relationship among automotive assemblers and first-tier suppliers. Eight key competitive factors have been identified. The proposed model establishes a competitive standard using a framework similar to SAE J4000 – measurement of best practice in implementation of lean operation. The competitive actions of a given auto parts manufacturer are evaluated through interviews with its key executives using the competitive standard as a guideline. The results of such interviews are treated and a measure called degree of competitiveness of a company can be determined. In order to verify the adequacy of the proposed model to real life situations, three Brazilian auto parts companies had their competitiveness measured by the proposed model. The results obtained have shown that the model can reproduce the same competitive position recognized by the market. This study ends with a discussion of the limitations and possible improvements of the proposed model as well as suggestions for further research to be developed in this field.