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Título

ANÁLISES DAS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA PÓS ANOS 1990: DO OLIGOPÓLIO À DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER

Orientador

Prof. Dr. Christiano França da Cunha

Autor

DIOGO DE SIQUEIRA CAMARGO VASCONCELOS

Palavra chave

Marketing, estratégia, indústria fonográfica, canais de marketing

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

12/12/2014

Nº Downloads

908

Resumo

A dinâmica mercadológica tem apresentado a todo momento novos panoramas, em especial devido ao acelerado processo evolutivo do ambiente tecnológico. A indústria fonográfica foi afetada profundamente em toda sua estrutura, a partir do momento em que o formato de seu produto, deixou de ser um bem tangível, como um disco de vinil ou um compact disc (CD), para tomar forma digital. Tal mudança, ocorrida em meados dos anos noventa, trouxe grandes desafios aos agentes que compõem o mercado fonográfico, considerando as grandes gravadoras (majors), gravadoras consideradas de menor expressão (indies), os profissionais de produção fonográfica e os artistas. Dentro de tal contexto, o presente estudo concentra-se na análise das estratégias mercadológicas utilizadas por tais agentes, com o intuito de fornecer à indústria uma visão holística da atuação de seus integrantes. O estudo proposto justifica-se no sentido que devido as mudanças ocorridas na indústria fonográfica, com destaque para a evolução das mídias de áudio, surgiram novos desafios e novas oportunidades de negócios apresentando uma oportunidade ímpar de estudo e aplicação das teorias estratégicas e mercadológicas em um segmento de mercado que sofreu grande impacto devido à dificuldade de adaptação de seus principais players ao novo panorama e os grandes desafios impostos pela nova realidade apresentada. Através da metodologia de entrevista em profundidade, foi apresentado a percepção de profissionais ligados à indústria fonográfica para desenvolver uma análise contemplando o panorama da indústria antes da mudança do seu produto, o período de adaptação, a estrutura atual e as principais perspectivas de futuro através da percepção dos entrevistados. O estudo identificou que a estrutura de oligopólio com base inflexível e canais de marketing definido deu lugar a uma estrutura descentralizada, com maiores possibilidades para que artistas e gravadoras indies possam ter a possibilidade de produzir e distribuir sua produção por meios independentes além do acesso a formas alternativas de comunicação. Para o profissional de produção fonográfica, a evolução tecnológica e a evolução da mídia trouxeram novas possibilidade e barateou o acesso a equipamentos para gravação, ampliando a sua área de atuação. Como perspectiva de futuro o estudo aponta a tendência de uma nova mídia, física ou digital, de melhor qualidade para substituir o MP3, formato que limita a qualidade do áudio para o nível de gravação alcançado atualmente. A estrutura mostra-se em mutação com artistas produzindo de forma independente ou através de gravadoras indies com qualidade de ponta, profissionais de produção fonográfica atuando com mais flexibilidade e aparato técnico de alta qualidade e limitados pela mídia final e gravadoras majors atuando em outros ramos de negócios sem o poder de outrora e com ganhos substancialmente menores.

Abstract

The mercadological dynamic has presented new perspectives at every moment, especially due to an accelerated evolutive process in technological environment. The phonographic industry has been deeply affected in its whole structure, from the moment its product’s format was no longer a tangible good, as a vinyl or a compact disc (CD), to have a digital format. Such change, ocurred in the middle of the 1990’s, and it brought big challenges to agents which compose the phonographic industry, considering major labels, labels considered as less relevant (indies), phonographic industry professionals and the artists. Within such context, the present study focuses on the analysis of mercadological strategies used by such agents, aiming to provide the industry a holistic view of the performance of its members. The proposed study is justified in the sense that due to changes in the phonographic industry, with emphasis on the evolution of audio media, new challenges and new business opportunities have emerged, presenting a unique opportunity of study and implementation of strategic and market theories in a market segment that suffered great impact due the difficulty of adapting its main players to the new perspective and the great challenges posed by the new reality presented. Through in-depth interview methodology, the perception of professionals involved in the phonographic industry was presented to develop an analysis looking at the picture of the industry before the change of its product, the adjustment period, the current structure and the main assumptions about future through perception of the interviewed. The study found that the structure of oligopoly with inflexible base and defined marketing channels has resulted in a decentralized structure, with greater opportunities for artists and indie labels, who may be able to produce and distribute its production by independent means besides having access to alternative ways of communication. For the phonographic production professional, technological developments and the evolution of media provided new possibilities and cheapened access to recording equipment, expanding its area of operation. As a future perspective the study indicates a trend of new media, physical or digital, best quality to replace the MP3 format that limits the audio quality to the recording level currently achieved. The structure appears to be changing with artists producing independently or through indie labels with top quality, phonographic production professionals working with more flexibility and high quality technical apparatus and limited by final media, and majors record companies operating in other branches of business without the power of the past and with substantially lower earnings.