Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ADOÇÃO DA COOPETIÇÃO COMO PRÁTICA DE GESTÃO COLABORATIVA EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS

Orientador

Prof. Dr. Silvio Roberto Ignácio Pires

Autor

VALDIR ANTONIO VITORINO FILHO

Palavra chave

Coopetição na Gestão da Cadeia de Suprimentos. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Gestão colaborativa em Cadeias de Suprimentos.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

21/05/2015

Nº Downloads

1385

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa foi propor um modelo para guiar o processo de adoção da coopetição (cooperação e competição simultânea entre empresas) em Cadeias de Suprimentos. A coopetição tem despertado interesse de acadêmicos e executivos em diversos países e segmentos da economia. Apesar da atenção crescente sobre o tema, pouco ainda tem sido divulgado sobre sua aplicação, principalmente em empresas brasileiras. A revisão bibliográfica realizada abrange a teoria da coopetição desde o pioneiro trabalho publicado, em 1996, por Nalebuff e Brandenburger, o que resultou na elaboração de uma estrutura conceitual geral para aplicação da coopetição em Cadeias de Suprimentos. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter qualitativo, com a aplicação de estudos de casos múltiplos. Os resultados permitem a proposição de um modelo para adoção da coopetição abrangendo três principais etapas: motivação/decisão, implementação e resultados/gestão e considerando cinco processos de negócios básicos da gestão de Cadeias de Suprimentos no Modelo SCOR: planejar, abastecer, produzir, entregar e retornar.

Abstract

The main purpose of this research was to propose a model to guide the process of adoption of coopetition (cooperation and competition simultaneous between companies) in supply chains. The coopetition has awoken interest of academic and business executives in many countries and in economic segments. Despite the increasing attention to the subject, little has been disclosed about its application, especially about the Brazilian industry. Therefore, this research investigates the adoption of coopetition in companies operating in Brazil. The literature review conducted here includes the theory of the coopetition since the pioneering work published in 1996 by Nalebuff and Brandenburger, which has resulted in the elaboration of a general conceptual structure for the application of the coopetition in supply chains. The research methodology used in this work was the qualitative one with the application of multiple case studies. The results allow a proposition of a model for the adoption of coopetition including three main stages: motivation/decision, implementation and results/management; and considering the five basic business processes of the supply chain management in the SCOR Model: plan, supply, produce, deliver and return.