Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Educação Física escolar, lazer e cultura: significados das práticas corporais para alunos do Ensino Médio de uma instituição pública de Machado/Minas Gerais

Orientador

Prof.ª Dra. Cinthia Lopes da Silva

Autor

CARLOS HENRIQUE PAULINO

Palavra chave

Educação Física, cultura e lazer

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

26/06/2015

Nº Downloads

919

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar os significados das práticas corporais no contexto de ações planejadas em aulas para alunos do Ensino Médio de uma instituição pública de Machado/MG. O ensino das práticas corporais no ensino médio é centrado frequentemente no esporte competitivo, não sendo consideradas as diferenças entre os alunos. Além disso, a ação pedagógica tende a não ter como foco a educação para o lazer. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica a partir de um levantamento de obras de autores da Antropologia, Sociologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural. Também realizamos pesquisa de campo, a partir da realização de sete aulas desenvolvidas com uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública de Machado/MG. As técnicas utilizadas na pesquisa de campo foram observação participante e o diário de campo. Os principais resultados foram: as práticas corporais são atividades compensatórias das obrigações sociais, que dão equilíbrio a rotina escolar dos alunos investigados. Os participantes da pesquisa também demonstraram ter uma visão crítica com relação ao lazer e fizeram uma autoavaliação sobre o que tal fenômeno social significa em suas vidas. Por fim, sugerimos um projeto para a instituição de ensino investigada, envolvendo desde a direção da escola, coordenadores, técnicos administrativos e alunos no sentido de uma educação para o lazer no cotidiano escolar.

Abstract

This study aimed to identify and analyze the meanings of body practices in the context of actions planned in classes for high school students from a public institution in the city of Machado / MG. The teaching of corporal practices in high school is often centered on competitive sport, the differences among students are not being considered. In addition, the pedagogical action tends not to be focused on education for leisure. The methodology used was literature from a survey of authors of works of anthropology, sociology and physical education that focus on a socio-cultural framework. We also carry out field research, from conducting seven classes developed with a third year high school class of a public institution of Machado / MG. The techniques used in the field survey were participant observation and the field diary. The main results were: corporal practices are compensatory activities of social obligations, which give balance to school routine of the students. Survey participants also showed a critical view in relation to leisure and did a assessment of what such a social phenomenon means in their lives. Finally, we suggest a project for the investigated educational institution, ranging from the school board, coordinators, administrative staff and students towards education for leisure in everyday school life.