Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Futsal e a pedagogia da iniciação: Uma proposta de conteúdos baseada em vivência de situações-problema.

Orientador

Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino

Autor

João Rufino da Silva Junior

Palavra chave

Jogos Esportivos Coletivos. Pedagogia do Esporte.Iniciação.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

26/06/2015

Nº Downloads

1719

Resumo

O objetivo geral do presente estudo foi de constituir uma proposta para procedimentos de aula para a iniciação na modalidade Futsal. Tal proposta foi fundamentada na articulação de métodos a partir dos princípios organizacionais de ensino nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e da estratégia de situação-problema, projetam-se introdutoriamente os objetivos específicos que são: explicar a metodologia da proposta baseada em situação-problema; expor, de maneira a conceituar e fundamentar um raciocínio de maneira coerente, a teoria que fundamenta a proposta baseada em situação-problema; sugerir, de maneira a construir a partir da explicação da proposta e de seu método e seus conceitos, as atividades da proposta fundamentada em situação-problema. Portanto, foi utilizado como estratégia didático-pedagógica a aprendizagem por situações-problema, seguindo como exemplo os princípios organizacionais de ensino nos JEC, “analítico-sintético” e “global-funcional”. Para este método, um problema é utilizado como estímulo ao desenvolvimento motor e de inteligências para melhor tomada de decisão, primordiais para o jogo Futsal. O estudo se fez através da revisão bibliográfica que teve como finalidade o levantamento das fontes primárias seguidas por análise textual, temática e interpretativa. Através dessa pesquisa foi possível detectar a importância na utilização de situações-problemas como ponto de partida, na qual as atividades através de uma metodologia global podem possibilitar ao praticante a oportunidade de capacitar os elementos técnicos, táticos e físicos juntos de forma diversificada e motivadora, respeitando o período de iniciação esportiva, abrangendo assim sua aprendizagem, protagonizando o aluno como agente responsável pelo seu próprio aprendizado.

Abstract

The main purpose of the present essay was to build a proposal for class procedures to start Futsal modality. Such proposal was based on methods interaction based in organizational principles to teaching applied to Collective Sports Games (CSG) and in situation-problem, our specific purposes are: to build a proposal for class procedure supportive of beginners in Futsal, based in the method of situation-problem, starting this introduction we point out our specific goals which are: present the proposed method based on a situation-problem, expose, in a way to conceptualize a coherent reasoning, the theory in which we base this proposal; suggest, in a way to build from the method explanation and its concepts, the activities based on situation-problem. . Therefore, we used as educational strategy, learning by situation-problem; following classic organizational principles of learning by team sports “synthetic-analytic” and “global-functional”. For this method, a problem is used as stimuli to cognitive development for better decision making, essential to the game of futsal. This study was realized through bibliographical review and as a purpose the gathering of primary resources followed by interpretative textual analysis and thematic textual analysis. Throughout the present research it was possible to perceive the importance of using situation-problems as a starting point in which activities, through a global method, can enable the student improving technical, physical and practical elements all together in a diversified and motivating making the student full responsible for his/her own learning process in an active way.