Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ANÁLISE DO CENTRO DE PRESSÃO (COP) NA POSIÇÃO SENTADA DE ESCOLARES

Orientador

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Autor

Leandro Borelli de Camargo

Palavra chave

Centro de Pressão (COP); Biomecânica; Posição sentada.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

24/06/2015

Nº Downloads

1336

Resumo

Adolescentes passam significativa parte do dia na posição sentada durante as atividades no ambiente escolar. Objetivo: analisar o comportamento do Centro de Pressão (COP) durante a realização de duas tarefas comuns na sala de aula, foram elas: Tarefa 1- copiar um texto projetado em uma lousa digital e Tarefa 2: folhear as páginas de um livro com as mãos. Materiais e Métodos: 22 sujeitos com 10 – 11 anos de idade, alunos de uma escola particular, sentados sobre uma plataforma de força que reproduzia a altura das carteiras da escola. A plataforma utilizada com taxa de aquisição de dados de 30 Hz, forneceram a posição X e Y do COP durante os 90 s da tarefa 1 e durante a tarefa 2. Foi utilizado um filtro Butterworth com frequência de corte de 10 Hz e posteriormente calculados em ambas as tarefas: a distância percorrida pelo COP; a área da elipse que compreende 95% dos pontos de posição adquiridos (COParea); as velocidades e acelerações nos eixos X e Y; a Velocidade resultante do COP, além do Diagrama de Corlett para avaliar a percepção de desconforto em diferentes regiões do corpo. No tratamento estatístico foi realizada a estatística descritiva das variáveis e testes não paramétricos quando necessário. Os dados de posição foram normalizados pela estatura. Foi realizada também uma Análise Multivariada das Variâncias (MANOVA) para averiguar a existência de efeitos significantes das variáveis independentes sobre as variáveis dependentes escolhidas (Deslocamento do COP, COParea e Velocidade resultante). Resultados: A estatura foi a variável que mais influenciou o comportamento do COP durante a execução da tarefa 1 sendo que a Distância percorrida pelo COP e a Velocidade Resultante as que mais são influenciadas pela dupla IMC + Estatura. A variável perceptiva de desconforto utilizada trás à tona potenciais problemas que provavelmente influenciaram as estratégias adotadas pelos sujeitos na execução das tarefas e no comportamento do COP durante as mesmas.

Abstract

Teenagers spend significant part of the day in the scholar environment sitting still. Objective: to analyze the Centre of Pressure (COP) behavior throughout two regular daily handling classroom tasks. Those were: Task 1- write down a text projected on a digital wallboard, and Task 2 - turn to and through the pages of a book. Materials and Methods: 22 subjects aged 10 - 11 years old, students at a private school, sit on a force platform which reproduces the height of the school chairs. The platform that was utilized has a 30Hz data acquisition rate, and supplied both X and Y COP positions for the 90s of Task 1 and for Task 2. The Butterworth filter had has been utilized with 10Hz cut-off, and the following have been calculated for both tasks: the distance covered by the COP; the eliptical area which embraces 95% of the acquired positioning points (COParea); the velocities and accelerations on both X and Y axels; the result COP velocity; besides the Corlett Diagram due to evaluate the discomfort perception in several body spots. As statistical treatment, a descriptive statistics has been run for the variables, with non parametric tests whenever it was necessary. It has also been run a Multiple Analisys of Variance (MANOVA) to check the existence of significant effects of the independent variables 7 over the dependent chosen ones (COP Displacement; COParea; and Resultant velocity). Results: The students height was the variable that influenced the most the COP behavior during Task 1 performing, being the Distance covered by the COP and the Resultant Velocity those influenced the most by the gathering BMI + Students Height. The discomfort perceptive variable utilized points potential problems that have probably influenced the strategies adopted for the subjects at both the tasks performance as well as at the COP behavior along both those.