Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ANALOGIA E MEDIAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUILÍBRIO QUÍMICO. DEPOIMENTOS DE UM PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA"

Orientador

Professora Doutora Roseli Pacheco Schnetzler

Autor

MARCELO DOTTI

Palavra chave

Ensino de Química, abordagem histórico cultural, analogia.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/08/2015

Nº Downloads

791

Resumo

Esta dissertação é uma analise feita por um professor de ensino médio sobre a sua prática de analogias em aulas de Química sob a ótica da abordagem histórico cultural. Para uma desconstrução das muitas práticas elaboradas pelo professor durante anos de docência foi necessária uma revisão bibliográfica que contemplasse os estudos das analogias, suas possibilidades e limitações. Para este estudo foi escolhida uma analogia referente ao equilíbrio químico, onde professor e aluno trocam canetas a fim de demonstrar, ou não, a definição de Equilíbrio Químico pelo desenvolvimento da Cinética Química. As aulas foram gravadas e transcritas para uma melhor compreensão das situações vividas em aula. Logo após o uso da analogia foi aplicado um teste aos alunos de ensino médio em uma escola particular de nível socioeconômico médio-alto em uma cidade do interior de São Paulo, para que se apresentassem as possibilidades de análise dos resultados. Os conceitos da abordagem histórico-cultural desenvolvidos inicialmente por Vygotsky serviram de base para a melhor compreensão do uso de analogias em ensino de Química. As possibilidades exploradas neste trabalho com a análise da abordagem histórico cultural foram principalmente: interação verbal, formação de conceitos, e significação e ressignificação de palavras. Essa dissertação mostra as possibilidades de uma analogia sobre equilíbrio químico suas propriedades e suas deficiências e as possibilidades de colaboração e de perturbação que ala pode contribuir para a construção do pensamento químico do aluno.

Abstract

This thesis is an analysis done by a high school teacher about their practice of analogies in chemistry classes from the perspective of cultural history approach. For a deconstruction of the many practices developed by the teacher during years of teaching it took a bibliographic review that considered the study of analogies, its possibilities and limitations. For this study was chosen an analogy related to chemical equilibrium, where teacher and student exchange pens to demonstrate whether or not the definition of Chemical Equilibrium for the development of Chemical Kinetics. The classes were recorded and transcribed for a better understanding of situations experienced in class. Soon after the use of analogy was applied a test to high school students at a private school medium-high socioeconomic status in a town in the interior of São Paulo, in order to submit the possibilities of analysis of the results. The concepts of cultural historical approach initially developed by Vygotsky formed the basis for a better understanding of the use of analogies in chemistry teaching. The possibilities explored in this work to analyze the cultural historical approach were mainly verbal interaction, concept formation, and meaning and redefinition of words. This thesis shows the possibilities for an analogy about chemical balance their properties and their shortcomings and possibilities for collaboration and disturbance that wing can contribute to the construction of chemical thinking of the student.