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Título

FAIR TRADE (COMÉRCIO JUSTO) COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING: UMA ABORDAGEM INTERNACIONAL

Orientador

Profª Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto

Autor

TERESA CRISTINA DIAS DE TOLEDO PITOMBO

Palavra chave

fairtrade; Marketing Social, estratégias de marketing.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

03/08/2015

Nº Downloads

1717

Resumo

A preocupação com as maneiras de interação das empresas com a sociedade perpassa por possibilidades em que se busca adequações neste milênio. Adequações estas que podem vir com caráter social, ambiental e mercadológico e para tal, as empresas necessitam ter essa abertura de para novas proposições. Este estudo buscou investigar qual o perfil da assunção do sistema de fair trade no Brasil e em diversos blocos internacionais como estratégia mercadológica, em setores específicos da economia, bem como sua relação conceitual com o Marketing Social. Para tal, buscou-se respaldo teórico sobre o fair trade em seu histórico tanto internacional como nacional, identificando sua associação temática com o Marketing Social. A metodologia da pesquisa foi realizada em algumas etapas: inicialmente, foi realizado Estudo Exploratório em dados secundários que possibilitou levantar o cenário dos dados relacionados ao fair trade no mercado, bem como o respaldo teórico do Marketing Social como estratégia para a sustentabilidade organizacional. Completou o Estudo Exploratório em fontes secundárias a identificação das 364 organizações certificadas pelas organizações certificadoras WFTO (World Fair Trade Organization) e FTI (Fair Trade International), que compuseram o Universo da pesquisa; na fonte de informação Pessoa com Experiência, foi realizada entrevista com representante da FTB (Fair Trade Brasil). Em seguida, foi realizado Estudo Descritivo Estatístico, completado com Estudo de Múltiplos Casos. Na tipologia Estudo Descritivo Estatístico a análise foi realizada com amostra de 120 organizações, dentre as certificadas como Universo; já o Estudo Descritivo de Múltiplos Casos, foi feito com 4 organizações certificadas, sendo duas brasileiras e duas internacionais. Os resultados apresentam o tratamento científico dos dados do fairtrade como estratégia de negócios, retratando-o de uma maneira atual e inovadora em sua confluência teórica com o Marketing Social. Pôde-se constatar que dos levantamentos apontados a grande maioria das organizações em sistema de fairtrade encontra-se no segmento do terceiro setor e com a atividade de produtos artesanais possibilitando assim que as empresas possam dirigir suas estratégias de marketing social. Já nos estudos de caso apenas uma empresa possui estratégias mercadológicas para o âmbito social com foco no sistema de fairtrade.

Abstract

The concern about the ways companies interact with society permeates possibilities in which seeks adjustments in this millennium. These adjustments can come with social, environmental and market character and to do so, companies need to have an opening to new proposals. This study aimed to investigate the profile of the assumption of fair trade system in Brazil and in various international blocks as a market strategy in specific sectors of the economy as well as its conceptual relationship with the Social Marketing. To this end, it sought theoretical support on fair trade in both its international and national history, identifying its thematic association with the Social Marketing. The research methodology was carried out in some stages: initially, was held an Exploratory Study on secondary data which allowed raising the datat related to the fair trade market, as well as the theoretical support of Social Marketing as a strategy to organizational sustainability. As the Exploratory Study was completed on secondary sources to identify 364 organizations certified by the certification bodies WFTO (World Fair Trade Organization) and FTI (International Trade Fair), which made up the universe of the research; the source of information Person with experience, he interviewed representative of the FTB (Fair Trade Brazil). Then it was carried Study Descriptive Statistics, supplemented with Multiple Case Study. In the typology Study Descriptive statistical analysis was conducted with a sample of 120 organizations, among certified as the universe; already Descriptive Study of Multiple Case was made with 4 certified organizations, two Brazilian and two international. The results show the scientific treatment of fairtrade data such as business strategy, portraying it in a current and innovative way in their theoretical confluence with the Social Marketing. It might be noted that the survey indicated the vast majority of organizations fairtrade system is the third segment of the sector and the activity of craft products thus enabling companies to direct their strategies for social marketing. Already in the case studies only one company has marketing strategies for the social sphere focused on fairtrade system.