Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

REVENDO CONCEITOS VIGOTSKIANOSPARA PENSAR AS INTER-RELAÇÕES NA SALA DE AULA

Orientador

PROFª. DRª. CLÁUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASCIMENTO OMETTO

Autor

CRISTINA ALVES CRUZ ORTEGA

Palavra chave

inter-relação, mediação, relações de ensino.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

25/08/2015

Nº Downloads

1429

Resumo

Esta pesquisa se insere no contexto de um projeto de pesquisa mais amplo financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), cujo objetivo volta-se para as práticas de leitura e de escrita envolvidas na articulação que se processa entre as escolhas relativas aos modos de organização e de circulação dessas práticas pelos professores, com as réplicas ativas produzidas pelos alunos. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo rever conceitos de Vigotski, para que possam ajudar pesquisadores a pensar nas inter-relações vividas na sala de aula entre professores-alunos e alunos-alunos, no contexto das práticas de ensino. Assumi, portanto, como referencial teórico a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural do desenvolvimento humano elaborada por Vigotski, Luria e Leontiev. O trabalho empírico foi realizado em duas salas de aula do sexto ano do Ensino Fundamental (anos finais), pertencentes a uma escola da rede pública estadual em um município do interior paulista, no período de março a junho de 2014. As aulas foram audiogravadas e transcritas, filmadas e fotografadas. Também foi utilizado um diário de campo para registros, no qual priorizei as inter-relações entre professor e alunos, e alunos-alunos, vivenciadas na sua dinâmica a fim de compreender as relações de ensino em que os sujeitos estavam envolvidos. Para tal, foram utilizados fragmentos das aulas e a interpretação dos mesmos buscou aproximações das inter-relações na sala de aula, permitindo organizar as análises em dois pontos, privilegiando: 1. as mediações do professor e dos colegas de classe; 2. os sentidos em circulação no contexto da aula, pelos alunos.

Abstract

This study is inserted in a context of a larger research project, funded by the Scientific and Technologic Development National Council (CNPq) and the Coordination for Development of Personnel of Higher Education (CAPES), that focuses on the reading and writing practices involved in the articulation that happens between the organization and circulation of such choices by the teachers and its active replies of the students. Thus, this dissertation aims to review concepts of Vygotsky, so that they can help other researchers to think about the interrelations lived in classroom, between teachers-students and students-students, in the context of the teaching practices. Therefore, I assumed the theory of Historical-Cultural perspective of human development, formulated by Vygotsky, Luria e Leontiev. The empirical work was done in two six-year-grade classrooms of Elementary School (last years), on a public state school in a countryside city of Sao Paulo, Brazil. The research was conducted from March to June, 2014. The classes were audiotaped and transcribed, filmed and photographed. A daily diary for register data was also made, in which I prioritized the interrelations between teachers-students and students-students in order to understand the educational relations in which they were involved. For that, part of the classroom data was used and its interpretation searched for the interrelations occurred in classroom, making possible to organize the analysis in two points, highlighting: 1) the mediations between the teachers and the students; 2) the senses of the students in circulation in the class context.