Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ESTUDO SOBRE DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS POR INTERAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE APUCARANA-PR

Orientador

PROF. DR. MARIO SACOMANO NETO

Autor

JOSÉ ALCIONE PEREIRA

Palavra chave

Compartilhamento de Informação. Aprendizagem Coletiva. Arranjos Produtivos Localizados.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

23/04/2013

Nº Downloads

781

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contribuir para compreensão da difusão de conhecimentos por interação em aglomerações produtivas locais (APL) a partir da análise do APL-Bonés da cidade de Apucarana-PR. Buscando identificar se conhecimentos são transmitidos e quais processos de aprendizagem são gerados através de relações com atores externos ao longo do tempo. O modelo de paradigma social ressalta a importância da cooperação entre os atores e o papel dos vínculos e redes envolvendo diferentes instituições e evidenciando que a aprendizagem externa é essencial para a geração de novos conhecimentos. A aprendizagem em APL resulta das interações entre atores heterogêneos capazes de estabelecer relações embora em um limitado espectro de atividades, porém enraizadas em um espaço técnico e de produção onde cada agente acumula competência por meio de processos de aprendizagem através de rotinas e de usos. Para tanto são investigados os fatores motivacionais dessas relações e as principais fontes externas de aprendizado para o conhecimento. Para conhecer este fenômeno foi realizado um estudo de caso como estratégia de pesquisa com uma abordagem exploratória e quali-quantitativa. Para a compreensão dos aspectos pessoais e particulares do local e dos comportamentos diante da realidade, a coleta de dados foi realizada através de uma observação participante, de estudo de listagem e de entrevistas sejam espontâneas, estruturadas e não-estruturadas.

Abstract

This work aims to contribute to understanding the diffusion of knowledge by interacting in local productive agglomeration, from the analysis of the APL-Hat City Apucarana- PR. Trying to identify what kind of knowledge is transmitted and what learning processes are generated through relationships with external actors over time. The model of social paradigm emphasizes the importance of cooperation between the actors and the role of linkages and networks involving different institutions and external evidence that learning is essential for the generation of new knowledge. Learning in APL results from interactions between heterogeneous actors able to establish relationships although in a limited range of activities, but rooted in a technical space and production where each agent builds competence through learning processes through routines and uses. For both the motivational factors are investigated these relations and the main external sources of learning for knowledge. To understand this phenomenon wasl be a case study as research strategy with an exploratory and qualitative and quantitative. To understand the personal and private aspects of the site and behaviors in the face of reality, data collection wasl be accomplished through a participant observation study listing and interviews are spontaneous, structured and not structured.