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Título

IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS E COMPETÊNCIAS DO LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON (LNLS) E SEUS EFEITOS NO PROCESSO DE INOVAÇÃO

Orientador

Profa. Dra. Eliciane Maria da Silva

Autor

JOSÉ FERNANDO GOMES DO AMARAL LAPA

Palavra chave

VBR, Recursos, Capacitações, Competências, Inovação.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

03/04/2013

Nº Downloads

844

Resumo

Este estudo teve o objetivo principal de identificar os recursos e as competências do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), bem como analisar se estes influenciam no processo de inovação. A revisão teórica abordou os conceitos da Visão Baseada em Recursos (VBR), os conceitos e as definições de inovação. Apresentou a metodologia de pesquisa e um contexto sobre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que integra o CNPEM–Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, como a primeira Organização Social (OS) no Brasil, que é o objeto deste estudo de caso. Na busca de ampliar a compreensão sobre os recursos e competências do LNLS, e seus efeitos sobre o processo de inovação, foi adotada a metodologia de pesquisa de estudo de caso exploratório e descritivo. Por se tratar de estudo qualitativo, os dados primários foram coletados por meio de entrevistas individuais in loco, com aplicação de questionário semi estruturado e questões abertas, além da observação direta, os dados secundários foram coletados através do material da própria instituição. A amostra foi composta por pesquisadores, gerentes de projetos, líderes de grupo, técnicos, dirigentes da instituição, colaboradores externos e diretor de empresa parceira. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e as categorias de análise foram definidas conforme conceitos pesquisados na literatura. Foi identificada a necessidade de uma maior interação entre o Centro de Pesquisa com tecnologia de ponta, com as empresas e as universidades, no intuito de que estas conheçam melhor os recursos e competências instaladas. Ao conectar as necessidades das empresas com o potencial tecnológico de um Centro de Pesquisa, é possível melhorar o fluxo de conhecimento de dentro para fora, e consequentemente medir melhor os efeitos dos recursos e competências no processo de inovação, característica fundamental para vantagem competitiva sustentável das empresas parceiras. As principais competências identificadas, reveladas nas entrevistas e estudadas na literatura, foram às competências operacionais de melhoria, cooperação e inovação.

Abstract

This work aims to identify resources, skills and capabilities belonging to "Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)". Furthermore, the study considers whether these qualities influence the laboratory performance in innovation. This review covers concepts from the Resource Based View (RBV) theory, innovation, and subsequently identifies the performance indicators in this area. Finally, it presents the research methodology under a context where the LNLS is part of the first, so called, social organization (SO) in Brazil. This social organization is called CNPEM - National Research Center for Materials Science and Energy. In order to broaden the understanding about how the resources and capabilities of LNLS generate innovation, it was adopted the research methodology known as exploratory-survey with a descriptive approach. For better interpretation and data analysis, we employed a quantitative field research. In addition to direct observation, secondary data was used, within the institution itself, and the primary data was collected through interviews on the spot, with closed questionnaire. The searched agents was composed by researchers, beamline coordinators, group leaders and managers within the institution, external collaborators and managerial partner. The data will be analyzed using the techniques of content analysis and analytical procedure, the categories of analysis were defined as concepts studied in the literature. In this context, the study of the LNLS resources, based on the RBV theory, becomes relevant since it can contribute by helping its managers to understand how the institution resources can enhance the performance and innovation of the organization. Internal resources already installed doubtless contributed to the development of the two projects in the sample, but the human resources, intellectual capital is without doubt the most valuable resource for a research center. The core competencies identified, revealed in interviews and studied in the literature, were operational improvement skills, cooperation and innovation.