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Título

AS AMBIGUIDADES DA FIGURA DO TUTOR VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Orientador

PROF. DR. BRUNO PUCCI

Autor

WANDERSON GOMES DE SOUZA

Palavra chave

Tutor virtual, Educação a distância, Teoria crítica

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/04/2016

Nº Downloads

2646

Resumo

Este trabalho é uma investigação sobre as ambiguidades da figura do tutor virtual no cenário da educação a distância (EAD), em que a tutoria virtual, embora considerada como fundamental na relação ensino-aprendizagem, é desenvolvida por meio de atividades não reconhecidas como trabalho profissional. O objetivo é analisar o trabalho dos tutores virtuais, argumentando e criticando as incoerências e as contradições desse "profissional" e as consequências que a não regulamentação da profissão pode trazer para os próprios tutores e para a qualidade da formação de discentes em nível superior. A hipótese é que a não existência de políticas públicas que reconheçam a profissão de tutor virtual representa uma variável que incide negativamente no processo de educação a distância, em decorrência da precariedade do trabalho de tutoria, da qualidade da formação e da mercantilização da EaD. Nesse contexto, os questionamentos propostos são direcionados à busca de reflexões sobre os problemas apresentados, tendo como orientação as políticas públicas referentes ao tutor na educação a distância, bem como as análises dos próprios tutores e gestores educacionais dos cursos oferecidos nessa modalidade. Metodologicamente, o trabalho foi orientado pelos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica sobre a temática de sustentação da tese; análise documental das legislações inerentes ao tutor virtual; pesquisa de campo junto a tutores virtuais para coletar informações sobre o tema central; pesquisa de campo com gestores educacionais de EAD para coletar informações sobre seus posicionamentos acerca do tutor virtual; e, análise crítica e reflexiva dos dados coletados, tendo a Teoria Crítica da Sociedade como principal referencial teórico. O relato de pesquisa está dividido em três partes: revisão bibliográfica sobre a educação a distância, seu histórico e seus principais atores; análise da importância do trabalho do tutor virtual na EAD e as políticas públicas sobre esse “profissional”; e pesquisa de campo com tutores e gestores educacionais e análise reflexiva dos dados levantados. As respostas e os dados da pesquisa empírica, no contexto dos referenciais teórico-metodológicos do trabalho e do não reconhecimento da profissão do tutor virtual, trazem consequências negativas à qualidade de formação discente e reforçam a tese da precarização do trabalho do tutor virtual em tempos de mercantilização da educação superior.

Abstract

The present work is an investigation about the ambiguities of the online tutor’s figure at Distance Education background, where the virtual tutoring, although it is considered essential in the online teaching process, is developed through activities not recognized as professional work. The objective is to analyze the work of online tutors, arguing and criticizing the inconsistencies and contradictions of this professional and the consequences of non-regulation of the profession can bring to themselves and to the quality of higher education. The hypothesis is that the absence of public policies that recognize the online tutor profession is a variable that has a negative impact on the online education process, due to the precariousness of tutoring work, the quality of higher education and the commodification of distance education. Within this context, the raised questions search forward the pointed issues insights, orientated by public policies regarding tutor's role at Distance Education, also by own tutors and educational managers analysis about tutoring job. In a methodological approach, this work was guided by the following procedures: a bibliographical review of the thesis’s subject; a legislational documental analysis regarding the online tutor; a field research involving online tutors in order to collect data about the main subject; a field research with distance educational managers in order to collect information about their standpoint concerning online tutor; and a critical and reflexive analysis of collected data, mainly based on the theoretical framework of the Critical Theory. The research is divided into three parts: Distance Education bibliographical review, its history and its main players; analysis of online tutor work importance in the Distance Education and public policies concerning this kind of “professional”; and a field research involving tutors and educational managers and reflexive analysis over the collected data. The empiric research answers and data, within the theoretical-methodological framework context of this work and the online tutor profession disacknowledge, provide negative consequences to the quality of student education and reinforce the thesis of the online tutors work impairment in commercialism times of higher education.