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Título

ESTRATÉGIAS DE MARKETING RELACIONAL EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO: UM ESTUDO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Orientador

Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto

Autor

ADRIANO DIAS DE CARVALHO

Palavra chave

Marketing de Relacionamento; Cooperativas de Crédito; Pesquisa de Mercado.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

31/05/2016

Nº Downloads

672

Resumo

O Marketing de Relacionamento caracteriza-se pelas relações estabelecidas resumindo seus direcionamentos na busca da satisfação do cliente em médio e longo prazo. O objetivo central deste trabalho envolve a investigação da aderência aos preceitos do Marketing de Relacionamento, das estratégias de gestão das Cooperativas de Crédito do Estado de Minas Gerais, observando os preceitos que envolvem a cultura cooperativista, seus princípios, a base filosófica, suas definições. O Marketing Relacional no Cooperativismo é referenciado sob os aspectos teóricos de diversos autores no que concerne aos seus princípios e desenvolvimento. A metodologia é exposta de acordo com os métodos de pesquisa em administração, a matriz de amarração configurou o direcionamento deste trabalho, evidenciada na análise estatística diferenciada com o uso da análise conjunta. Os principais resultados oriundos da realização da pesquisa e discussões dos principais indicadores foram correlacionados com o embasamento teórico para o desvendamento de dúvidas, apresentação de perspectivas à abordagem de problemas. As correlações estabelecidas foram determinantes para a revelação de resoluções e descrição de novidades que enriqueçam o conhecimento sobre o assunto. Nas conclusões do estudo, estão as contribuições sobre os resultados das diversas proposições realizadas, bem como uma síntese das perspectivas do Cooperativismo e do Marketing de Relacionamento. Ainda são apresentas as contribuições e recomendações que incitam ao amadurecimento das discussões em torno do Marketing Relacional em Cooperativas de Crédito.

Abstract

Established relations are characteristics of Relationship Marketing, guided by customer satisfaction in either short or long-term. The main goal of this paper is to investigate the cooperative model adherence to the precepts of Relationship Marketing and to search management strategies of credit cooperatives in Minas Gerais state – Brazil. In particular, it looks into credit cooperatives commitment with elements defining cooperative culture, its tenets, its philosophical foundation, and its definitions as well as Relationship Marketing strategies they employ. Relationship Marketing applied to cooperatives is based on theoretical aspects of many authors relating to its tenets and development. The research follows administration method: a particular data coherence method (Matriz de Amarração) guided the work, supported by statistical analysis differentiated by the use conjoint analysis. The main results of the research and the discussions of the main pointers were correlated with theoretical foundation to answer research questions and to present alternatives to approach the problems. The correlations were crucial to reveal solutions and to describe new aspects that enrich the knowledge about the matter. The conclusions highlight contributions about the result of the many propositions presented, as well as a synthesis of the perspectives of both Cooperativeness and Relationship Marketing. It also contains contributions and recommendations that argue for maturation of the discussions about Relational Marketing in Credit Cooperatives.