Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MODELO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE ATENAS, PARACATU-MG

Orientador

Prof. Dr. João Batista de Camargo Junior

Autor

WILLIAN SOARES DAMASCENO

Palavra chave

implantação de ERP, modelo de implantação de ERP, influências do ERP.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/02/2016

Nº Downloads

1430

Resumo

As corporações, na busca de melhoria e integração de informações para o desenvolvimento de vantagens competitivas, estão investindo no uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em suas atividades produtivas. Nesse contexto, percebe-se um crescimento na adoção de sistemas como o Enterprise Resource Planning (ERP), na intenção de integrar e criar um diferencial estratégico e competitivo. Diante deste cenário, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo de implantação de ERP para a realidade das Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como foco a identificação e análise das influências do ERP TOTVS na gestão acadêmica de processos administrativos, em especial na seleção de alunos, gerenciamento acadêmico, gestão financeira e gestão de cursos da Faculdade Atenas da Cidade de Paracatu, Minas Gerais. O presente trabalho, apresenta um estudo de caráter qualitativo e exploratório. O método exploratório, pautou-se em fundamentações teóricas envolvendo autores renomados, conceituando temas como: Processos Organizacionais, Impacto das TICs, Fatores Críticos de Sucesso (FCS) na implantação de sistemas ERP, bem como aplicação do ERP na gestão das IES. Após o método exploratório, recorrendo à coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado aos principais envolvidos na utilização do ERP na Faculdade Atenas. Utilizou-se o método qualitativo para as análises dos resultados, os quais foram comparados com as literaturas existentes. Os resultados obtidos permitem diagnosticar o impacto da adoção de um ERP em uma IES, bem como propor um modelo de implantação de tais sistemas nas IES, tendo como referência as literaturas e a análise e discussão dos resultados da pesquisa. O estudo presta uma contribuição à área da Administração ao constatar e demonstrar que a implantação de um ERP passa pela atuação e compreensão dos fatores críticos de sucesso, e que a aplicação de um modelo de implantação de um sistema de planejamento de recursos empresariais pode ser capaz de aprimorar os resultados e produzir os feitos de inovação e desenvolvimento estratégico, proporcionando assim, um positivo diferencial competitivo.

Abstract

Corporations have been investing in the use of information and communication technologies (ICT) in their productive activities, when they are in the search for improvement and integration of information for the development of competitive advantages. In this context, it is noticed a growth in the adoption of systems such as Enterprise Resource Planning (ERP), intending to integrate and create a strategic and competitive advantage. In this scene, the present study aimed to develop an ERP deployment model to the reality of Higher Education Institutions, focusing on the identification and analysis of the influences of ERP TOTVS in the academic management of administrative processes, especially in the selection of students, academic management, financial management and management of Atenas College courses, in Paracatu, Minas Gerais, Brazil. This paper presents a study of qualitative and exploratory. The exploratory method was based on theoretical foundations involving renowned authors, conceptualizing issues such as: Organizational Processes, Impact of ICT, Critical Success Factors in the implementation of ERP systems and implementation of ERP in the management of Higher Education Institutions. After the exploratory method, using data collection, applied a semi-structured questionnaire to key stakeholders in the use of ERP in Atenas College. We used the method for qualitative analysis of the results, which were compared with existing literature. The results allow to diagnose the impact of the adoption of an ERP in an Higher Education Institutions and propose a model for implementation of such systems in Higher Education Institutions, with reference to the literature and the analysis and discussion of the search results. The study provides a contribution to the management of the area to verify and demonstrate that the implementation of an ERP involves the performance and understanding of the critical success factors, and that the application of a model for implementation of a planning system enterprise resource may be able to improve the results and produce the deeds of innovation and strategic development, thus providing a positive competitive advantage.